Pages

terça-feira, 31 de maio de 2016

LEVANTAMENTO DO TCM APONTA QUE 68 PREFEITURAS GASTARAM ALÉM DO LIMITE

Por ipuemfoco   Postado  terça-feira, maio 31, 2016   Sem Comentários


Levantamento realizado pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) revela que 68 prefeituras cearenses fecharam o ano de 2015 descumprindo o limite de gastos
com pessoa, o que totaliza 37% das administrações. De acordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), o gasto máximo com esse tipo de despesa deve ser de até 54% da Receita Correnta Líquida (RCL).


A análise também mostra que 23 prefeituras atingiram o limite de alerta e outras 66 alcançaram o limite prudencial. Apenas 27 prefeituras estão abaixo de todos esses índices.

Segundo o TCM, as administrações que ultrapassaram os dois limites (máximo e prudencial), ficam vedadas, por exemplo, de conceder aumento de remuneração, contratar pessoal e horas extras, com algumas exceções previstas na Lei Fiscal.

Das 68 prefeituras que ultrapassaram o limite máximo, 38 cometeram o descumprimento do primeiro ao último quadrimestre de 2015, não conseguindo atender ao que determina a LRF: eliminar o percentual excedente nos dois quadrimestres seguintes ao que ocorreu o excesso de gastos. 

Por isso, estão impedidas, imediatamente, de receber transferências voluntárias da União e do Estado (aquelas decorrentes, por exemplo, de convênios), obter garantia desses mesmos entes em operações de crédito ou mesmo contratar o empréstimo, exceto aqueles destinados ao refinanciamento da dívida mobiliária e os que visem à redução das despesas com pessoal. 

Os prefeitos, nesse caso, estão sujeitos ao pagamento de multa após processo no TCM, no valor de 30% da remuneração anual.CEARÁNEWS

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee