Pages

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

TROCA DE PARTIDO ALTERA QUADRO POLÍTICO NO CEARÁ

Por ipuemfoco   Postado  sexta-feira, fevereiro 19, 2016   Sem Comentários


Na mesma semana em que a janela partidária passou a vigorar, permitindo troca de partidos sem risco de perda de mandatos, nomes cotados para a disputa eleitoral em Fortaleza se articulam nos bastidores. 

No primeiro dia de vigência da janela, nove deputados trocaram o Pros pelo PDT, que se tornou a maior força política da Assembleia Legislativa.

Adversários do prefeito e candidato à reeleição Roberto Cláudio (PDT) trabalham com a hipótese de que, com as novas regras eleitorais, terão menos tempo de TV que o gestor.

O deputado estadual Capitão Wagner, provável nome do PR na disputa, encontrou-se na última terça-feira, 16, com o senador Eunício Oliveira (PMDB). A conversa girou em torno de aliança para as disputas em Fortaleza.

O PMDB de Eunício, porém, ainda não decidiu pela candidatura de nenhum dos seus quadros. Um dos mais fortes, o deputado federal Vitor Valim, tem admitido a aliados dificuldade em lançar-se pela sigla, fato que pode levá-lo a deixar a legenda.

Um dia antes do encontro entre Wagner e Eunício, o deputado Heitor Férrer (PSB) se reunia com caciques tucanos na Capital. Participaram do encontro com Férrer os deputados Carlos Matos e Raimundo Gomes de Matos e o presidente estadual do partido, o ex-senador Luiz Pontes. Na pauta, negociação entre o deputado socialista e o partido de Tasso Jereissati no pleito de Fortaleza. Por enquanto, a conversa ainda não teve definição.

Com a intenção de lançar candidatura própria na Capital, o PT realizará uma plenária no próximo sábado, 20, no bairro Mucuripe, para discutir a construção de um plano de governo do partido.

Opositor ao prefeito Roberto Cláudio, o vereador Ronivaldo Maia (PT) afirmou que a escolha dos nomes da legenda deverá ser feita apenas em abril. Luizianne Lins e Elmano de Freitas, principais cotados, confirmaram presença no encontro.

Críticas a RC

Apesar dos apelos do presidente da Assembleia, Zezinho Albuquerque (Pros), para que deputados não transformassem a pauta da AL num debate sobre as eleições de Fortaleza, oposicionistas aproveitaram um requerimento de moção de protesto de autoria de Capitão Wagner, ontem, para criticar a gestão de RC na área da educação.

O requerimento do parlamentar baseou-se numa matéria do O POVO de janeiro deste ano em que crianças aparecem sentadas no chão de uma sala de aula de escola municipal utilizando cadeiras plásticas como mesas.

As fotos foram divulgadas por membros do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação do Ceará (Sindiute).

“Muitos deputados entenderam errado. A intenção era de protestar contra aquele ato específico”, disse Wagner.

Para Carlos Matos (PSDB), “o fato de faltar cadeiras reflete um pouco de descaso” do município. “(O requerimento) era pedagógico para que não acontecesse mais com outros prefeitos”, disse Férrer. Apesar da acalorada discussão entre deputados, o requerimento foi
negado pela Casa.

Saiba mais

Mesmo articulando candidatura de oposição ao prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT), o PSDB pode se beneficiar de articulação do chefe do Executivo para abrir vaga na Câmara para o presidente da Juventude do PSDB, Pedro Matos.
Filho do deputado federal Raimundo Gomes de Matos, Pedro é segundo suplente do vereador Carlos Dutra (hoje no Pros), que entraria de licença para beneficiar o ex-correligionário.

Titular da vaga, Carlos Dutra afirma que aguarda resultado de conversas entre o prefeito e Gomes de Matos.
OPOVO

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee