Pages

terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

CEARÁ;FUNCEME MANTÉM PREVISÃO DE INVERNO IRREGULAR NO PRÓXIMO TRIMESTRE

Por ipuemfoco   Postado  terça-feira, fevereiro 23, 2016   Sem Comentários


A Funceme divulgou na reunião do Pacto de Cooperação da Agropecuária Cearense-Agropacto na manhã terça-feira, 23, a previsão de chuvas para o próximo trimestre.

Segundo o presidente da Funceme, Eduardo Sávio, os estudos continuam apontando um inverno irregular, com perspectivas de chuvas abaixo da média.

 “Segue tendência de poucas precipitações até o fim da quadra chuvosa. Não é a informação que gostaríamos de passar, mas, como instituição, temos o dever de mostrar os riscos para os tomadores de decisão”, afirmou Eduardo Sávio Martins, presidente da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) fazendo referência ao prognóstico climático elaborado para os meses de março, abril e maio de 2016 no Ceará. 

O documento foi finalizado nesta segunda-feira, 22 de fevereiro. Segundo esta nova previsão, há 70% de probabilidades de o Estado ter chuvas na categoria abaixo da média no próximo trimestre. As chances de haver precipitações na categoria em torno da média e de 25% na categoria acima da média e 5%.

Nesta primeira reunião do Agropacto em 2016 o tema das chuvas foi a prioridade. Segundo o Coordenador do AGROPACTO, Flávio Saboya, "este assunto interessa a todos os produtores rurais cearenses, diante de algumas incertezas com relação ao fenômeno do El Nino". 

O principal fator que influencia essa perspectiva de persistência da seca no Ceará é a atuação do El Niño, que traz impactos negativos no regime de chuvas do Estado principalmente nos meses de abril e maio. Assim como observado no prognóstico anterior, divulgado em janeiro, a intensidade elevada do El Niño diminui as chances de precipitações mais regulares no Ceará.

Hoje, o boletim diário da Funceme registra chuvas em 51 municípios nas última 24 horas. As maiores precipitações foram na região Jaguaribana, em Russas (95.0mmm) , Morada Nova ( 72.0mm) e Limoeiro do Norte (57.0mm).

O boletim meteorológico prevê, no decorrer do dia, céu nublado com chuva no centro-norte do estado. Nas demais regiões, nebulosidade variável com possibilidade de chuva. Conforme a imagem do satélite METEOSAT-10, com dados de 8h15min, há nuvens sobre o centro-norte do Ceará. 

Essa nebulosidade deve-se a áreas de instabilidade formadas pela presença de um Cavado de Altos Níveis (CAN - sistema de circulação horária a aproximadamente 12 km de altura) e pela atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) na região Nordeste (NE) do Brasil.247

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee