Pages

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

CEARÁ;ALTO NÍVEL DE POLUIÇÃO JÁ ATINGE 48 AÇUDES

Por ipuemfoco   Postado  quarta-feira, fevereiro 17, 2016   Sem Comentários



Quarenta e oito açudes,dos 153 monitorados pela companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (cogerh).Apresentam os índices bastante elevados de poluição,caracterizada pelo nível de eutroficação,ou seja,o aumento excessivo de nutrientes na água especialmente fosfato e nitrato, o que provoca crescimento exagerado de certos organismo,comumente algas.

Além do carreamento de esgotos e dejetos a queda das reservas hídricas,em virtudes da escassez de chuvas contribui para que o problema ficasse mais evidente e preocupante,sem diluição pela água da chuva ou renovação,no caso de sagramento dos reservatórios.

A supervisora de Controle de Qualidade de Água do Ceará(cagece),Neuma Buarque admitiu que os custos com o tratamento chegam a aumentar até R$ 400% em estações de tratamento onde os reservatórios se encontram em situação mais crítica.Ela explicou que esses valores são bastante variáveis e tendem a se alterar na medida que se registram precipitações na região.

O professo do Departamento de Engenharia e Ambiental da Universidade Federa do Ceará(UFC),Suetônio Mota manifesta ceticismo quanto ao fato de que o tratamento convencional venha a neutralizar a poluição.

Segundo ele,muita das algas são tóxicas e as práticas de remoção não são totalmente eficientes.''O objetivo maior do tratamento convencional é retira turbidez e alguns micro-organismos.Mas o mais nocivos não são alcançados'',garante.

Para Suetônio Mota ,o pior e que não há uma solução a curto prazo,considerando que boa parte da poluição decorre da ausência de saneamento básico.o que não será resolvido ao mesmo tempo em que se enfrenta os efeitos da seca.Procurada pela reportagem até o fechamento da matéria a Cogerh não se pr
onuncio.Marcus Peixoto/DN

Os dados exposto no portal hidrológico são de agosto de 2015.

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee