Pages

segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

PROGRAMA DE ALFABETIZAÇÃO DO CEARÁ SERÁ APLICADO NO NORDESTE,DIZ MERCADANTE

Por ipuemfoco   Postado  segunda-feira, dezembro 14, 2015   Sem Comentários


Nível de alfabetização no Ceará está acima da média nacional, diz ministro.Para Mercadante, Programa de Alfabetização na Idade Certa é 'exitoso'.

O Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC), desenvolvido no Ceará, será expandido para todos os estados da região Nordeste, segundo o ministro da Educação, Aloizio Mercadante. 

O ministro lançou o PNAIC - Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa -e o PaicMais, a versão ampliada do PAIC (Programa de Aprendizagem na Idade Certa) nesta segunda-feira (14), no Palácio da Abolição, sede do Governo do Estado do Ceará.

Segundo o ministro, o Ceará tem os melhores índice de alfabetização da região graças ao "êxito" do programa. "Nós verificamos que 22% das crianças não leem na idade certa, 34% não escrevem até os oito anos de idade, e mais de 50% não domina a matemática nessa idade. No Nordeste, só o Ceará está acima da média nacional. Isso mostra que essa experiência é uma experiência exitosa", afirmou o ministro.

O MaisPaic é uma nova versão do PAIC e será desenvolvido pelo Governo do Estado a partir de 2016. A reedição do programa irá ampliar o trabalho de cooperação com as prefeituras, que era direcionado aos alunos da Educação Infantil e do 1º ao 5º ano, para alcançar também os estudantes do 9º ano das escolas públicas dos 184 municípios cearenses. 

No Ceará, o Paic atendia a aproximadamente 821.900 estudantes, da Educação Infantil ao Ensino Fundamental 1. Agora, com a expansão, em 2016, serão mais 494.400 estudantes (do Ensino Fundamental 2). O total de estudantes atendidos em 2016, com a expansão ao MaisPaic será de, aproximadamente, 1,3 milhão de estudantes.

Já o PNAIC é um compromisso formal assumido pela União com os governos do Distrito Federal, dos estados e municípios para assegurar a alfabetização na idade certa das crianças que frequentam escolas da rede pública brasileira.

Entre as ações do Pnaic, está a expansão do programa de alfabetização, vai garantir bolsas de estudo para 300 mil professores alfabetizadores para que eles tenham formação nas áreas que o governo mais necessita. "Estamos lançando a coordenação do programa que envolve seretarias estaduais e municipais e articulando com professores das universidades, porque muitos alfabetizadores não estão dando exatamente aquilo que precisamos dentro da sala de aula."

Os professores também terão bolsas de estudo para formação universitária em áreas afins. O professor formado em história, por exemplo, será estimulado a ter também formação em geografia, explica Mercadante.

Mercadante diz que "não vai medir esforços" para o funcionamento do programa e diz que ele vai funcionar independente da aprovação do Orçamento no Congresso. "Ainda assim, precisamos deixar de pensar em oposição e base, é a educação que está em jogo e precisamos disso", diz.

Formação de diretores
Aloizio Mercadante afirmou também que o Governo Federal vai lançar um programa para formação de diretores de escolas públicas. O objetivo, segundo o ministro, é eliminar com diretores que ocupam o cargo por indicações de políticos.

"Em alguns estados há prefeitos que indicam alguém da família para ser o diretor. Não pode ser assim. Nós temos que ter diretores que de fato têm competência. Ele tem que cuidar da parte pedagógica, administrativa, então estamos fundando também uma escola de formação de gestores, para certificar e garantir que ele seja um bom gestor. Ele tem que ter que a formação básica para ser um gestor", disse Mercadante.

Protestos contra o governo
Para Mercandate, os protestos que pedem o impeachment da presidente Dilma é "parte da democracia". "Naqueles tempos, há 40 anos, a gente não podia se manifestar. A democracia que a gente construiu, e muitos sofreram ou morreram por isso, é uma coisa tão bonita que até aqueles que querem dar golpe podem se manifestar nas ruas."
G1

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee