Pages

sábado, 12 de dezembro de 2015

CASOS DE MICROCEFALIA EM FORTALEZA CRESCEM 158% E PUXAM ALTA NO CEARÁ

Por ipuemfoco   Postado  sábado, dezembro 12, 2015   Sem Comentários


No intervalo de uma semana, o número de casos suspeitos passou de 40 para 79 no Estado. Há um caso confirmado. No mesmo intervalo, houve também dez novos municípios em que há suspeita de microcefalia.
No intervalo de uma semana, duplicou o número de casos suspeitos de microcefalia relacionada ao vírus zika no Ceará, segundo dados atualizados pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesa), divulgados ontem. Agora, são 80 casos notificados - um deles já confirmado. Na última semana, o número dos que estavam em investigação era 40.

Fortaleza tem a maior incidência, 31, e puxou o crescimento no Estado. Uma semana antes, o número dos que estavam em investigação na Capital era 12. A alta foi de 158%.

A quantidade de municípios cearenses em que há suspeita da doença cresceu 50%. Havia ocorrências em 20 municípios há uma semana. Ontem, chegou a 30. Depois de Fortaleza, o maior número de ocorrências suspeitas localiza-se em Barbalha e Maracanaú, com cinco em investigação em cada.

O único caso confirmado é, também, o do único óbito causado pela anomalia no Estado, no município de Tejuçuoca. Com a autopsia, foi possível confirmar a doença. Os demais são tratados como em investigação.

Segundo a Sesa, até o último dia 5 de dezembro, foram notificados 1.761 casos suspeitos de microcefalia relacionada ao vírus zika no País, em 14 estados. Entre esse total, 19 óbitos são suspeitos.

Nordeste

O Ministério confirmou a relação do surto de microcefalia no Nordeste com o zika vírus no último mês de novembro, após a morte do bebê cearense, de Tejuçuoca, que nasceu com a anomalia e outras malformações congênitas.

Amostras de sangue e tecidos do recém-nascido em exames realizados pelo Instituto Evandro Chagas, órgão do Ministério em Belém (PA), identificaram a presença do vírus

Onde há casos

Em investigação

Fortaleza - 31


Barbalha - 5

Maracanaú - 5


Cruz - 3

Juazeiro do Norte - 3

Mucambo - 3

Aquiraz - 2

Banabuiú - 2


Caucaia - 2

Eusébio - 2


Itapajé - 2

Barreira - 1


Bela Cruz - 1

Canindé - 1


Capistrano - 1

Crato - 1


Horizonte - 1

Ipaumirim - 1

Ipu - 1

Itaitinga - 1

Jardim - 1

Jijoca de Jericoacoara - 1

Lavras da Mangabeira - 1

Mauriti - 1

Missão Velha - 1

Poranga - 1

Quixeré - 1

Santana do Acaraú - 1

São Gonçalo do Amarante - 1

Tejuçuoca - 1

Confirmado

Tejuçuoca - 1

Saiba mais

Com o crescimento do número de casos, o Ministério da Saúde lançou alerta para as grávidas e recomendou que, até que as questões sejam esclarecidas, as mulheres que desejam engravidar avaliem com cuidado os riscos.

Microcefalia é uma condição rara que faz com que o bebê nasça com o crânio de tamanho menor do que o normal. A anomalia é irreversível e está associada a retardamento do desenvolvimento.
Cinthia Freitas/opovo

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee