Pages

segunda-feira, 23 de novembro de 2015

NOVA RUSSAS; VEREADOR KAPITA É FAVORITO A ELEIÇÃO DA MESA DIRETORA

Por ipuemfoco   Postado  segunda-feira, novembro 23, 2015   Sem Comentários

Dos atuais 13 vereadores com mandato legislativo na Câmara de Nova Russas, apenas a vereadora Socorrinha Arrais, por já ser presidente, não disputar a própria reeleição por veto do regimento interno e da Lei Orgânica.

Mas os outros 12 vereadores podem perfeitamente disputar a Presidência da Câmara na eleição da Mesa Diretora daquela Casa de Leis, prevista para acontecer no próximo dia 10 dezembro.

Dos 12 vereadores/as, pela exclusão e outros aspectos, boa parte não disputar a Presidência da Câmara. Casos das vereadoras oposicionistas Kátia Santos (PSL), Karla Loiola (PC do B) e Rejane Tavares.

Posição das vereadoras Karla, Rejane e Kátia ao não disputar a Presidência, por exemplo, seria para garantir a unidade dos 7 vereadores do grupo de oposição, visando manter a Presidência nas mãos da oposição.

Das vereadoras de oposição, apenas Toinha do Capitão (PTC) aspira disputar o cargo máximo da Câmara, mas sua candidatura está fragilizada e ela pode não disputar, podendo apoiar o candidato do bloco oposicionista.

Entre os candidatos mais fortes da oposição estão os vereadores Denílson (PSD) e Kapita, do PROS. Vereador Denílson, mesmo com a experiência de ter sido presidente com contras aprovadas pelo TCM, está com problemas. Enfrenta processo eleitoral de perda de de mandato requerido pelo suplente, Reginaldo Evangelista.

O vereador Denílson tem outro problema. Não é consenso na bancada de oposição, que poderia chegar a apenas 6 votos. Vereadora Karla Loiola [PC do B] não votaria em Denílson, pois o ex prefeito Marcos Alberto jamais aceitaria que ela votasse em Denílson para Presidente da Câmara.
Resta apenas, com muitas chances, o vereador Kapita. 

Kapita tem o apoio de todos os vereadores da bancada de oposição e tem livre trânsito na bancada governista, podendo até ser um candidato de consenso, caso o prefeito Gonçalo Diogo decida fazer uma jogada de mestre no final do seu mandato.

Kapita na Presidência seria muito melhor para o prefeito Gonçalo do que qualquer outro nome. Como mostrou no exercício da vice presidência da Câmara, Kapita tem um comportamento conciliador e não faria aventuras contra o cargo de Gonçalo.

Mas o vereador Kapita, até a eleição, tem que se comportar como um estadista e falar pouco para não falar besteiras.

Já no bloco governistas, formado por seis vereadores, 4 deles não disputarão a Presidência: Zé Roberto (PRTB), Pedro Lira (PPS), Antonio Carlos (PV) e Emília Diogo, do PMDB.

Candidatos mesmo até o momentos apenas os vereadores Teixeira e Socorrinha Holanda, ambos do PDT, mas podendo ser que a Socorrinha Holanda seja a candidata oficial do bloco governista.

Se assumir a candidatura presidencial, a vereadora Socorrinha Holanda pode não ter o mesmo êxito de 2010, quando se elegeu presidente da Câmara, apoiada pelo prefeito Gonçalo e sua bancada governista.

Hoje é diferente. O governo Gonçalo tem apenas 6 veradores e tem que cooptar um vereador da oposição. Tarefa não muito fácil, pois há um ódio internalizado nos vereadores de oposição contra o prefeito Gonçalo Diogo.

Para piorar. Como a vereadora Emília Diogo continua filiada ao PMDB, o atual presidente do partido e pré-candidato de oposição à Prefeitura, Júnior Mano, pode, em ata, decidir que Emília seja obrigada a votar no candidato da oposição, que pode ser o Kapita.

Se ver que não vai ganhar a eleição, Socorrinha Holanda pode não disputar. Teixeira, idem, só vai se for para ganhar. 
Podendo se repetir que o candidato da situação seja o vereador Pedro Lira.

Ainda tem muitas jogadas no xadrez político da eleição da Câmara, mas o vereador Kapita tem tudo para ser o futuro 

Presidente da Câmara.

Kapita é o primeiro Presidente do Alto na Câmara!
Presidência merecida ao Kapita!.
PROFESSOR TIM

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee