Pages

sábado, 3 de outubro de 2015

O SEGREDO SUÍÇO; MINISTÉRIO PÚBLICO DA SUÍÇA ENCONTRA CINCO MILHÕES DE DÓLARES EM CONTAS ATRIBUÍDAS A EDUARDO CUNHA

Por ipuemfoco   Postado  sábado, outubro 03, 2015   Sem Comentários

Numa estratégia para tentar frear o desgaste decorrente da sua inclusão na lista de políticos investigados pela Procuradoria-Geral da República na Operação Lava-Jato, o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), apareceu espontaneamente na CPI da Petrobras no mês de março. 

A intenção era a de apresentar sua versão sobre as suspeitas de ser um dos beneficiários do dinheiro desviado da estatal. Cunha dominou o auditório. A maioria dos integrantes da comissão abdicou do papel de investigador. Foram poucas as perguntas. O deputado Delegado Waldir (PSDB-GO) ousou entabular uma delas. 

Quis saber de Cunha se ele tinha contas no exterior, incluindo paraísos fiscais. O presidente da Câmara olhou para o colega e, frisando que responderia de forma “clara e textual”, abriu o verbo: “Não tenho qualquer tipo de conta em qualquer lugar que não seja a conta que está declarada no meu imposto de renda. E não recebi qualquer vantagem ilícita ou qualquer vantagem com relação a qualquer natureza vinda desse processo”, afirmou. Ao final da sessão, Cunha foi aplaudido e renovou o apoio político conquistado na Casa.

Na semana passada, aquele discurso ruiu como um castelo de cartas, complicando e muito a vida do presidente da Câmara. Procuradores da Suíça informaram a seus colegas brasileiros que Cunha tem o controle de ao menos quatro contas secretas na Suíça com somas que totalizam US$ 5 milhões. 

Uma dessas contas teria como beneficiários sua mulher, a jornalista Claudia Cordeiro Cruz. Elas foram abertas em nome de empresas sediadas em paraísos fiscais. A mentira pode custar caro ao parlamentar. Segundo o regimento da Câmara, mentir para os colegas em plenário pode levar à cassação do mandato por quebra de decoro. Foi por faltar com a verdade que caíram José Roberto Arruda e ACM em 2001, no episódio da violação do painel do Senado, e o próprio ex-senador Luiz Estevão, acusado de desvio de verbas do TRT de São Paulo. 

Cunha, agora, corre o risco de ter o mesmo destino. No final da última semana, integrantes do PT, do PSOL e do Rede Sustentabilidade já exigiam o seu afastamento da Presidência da Câmara. Caso Cunha deixe o comando da Casa, assume em seu lugar o vice Waldir Maranhão (PP). Como o parlamentar do PMDB ainda não completou metade do mandato, Maranhão teria de convocar novas eleições num prazo de cinco sessões.

IE2392pag44e45Cunha-2.jpg
O trabalho da procuradoria teve como origem um comunicado enviado por um banco suíço, cujo nome foi mantido em sigilo. Por ser brasileiro, Cunha não poderia ser extraditado para responder à acusação criminal na Suíça, o que fez as autoridades do país proporem a transferência do caso para o Brasil. O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, topou. O material vai reforçar as acusações apresentadas contra Cunha ao STF. 

O procurador-geral denunciou o parlamentar por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no mês de agosto, mas não indicou onde estaria o recurso desviado. O procurador se baseou em acusações feitas pelos delatores Júlio Camargo, lobista que intermediava negócios no Brasil para as empresas Samsung e Mitsui, e pelo doleiro Alberto Youssef, um dos encarregados de fazer a distribuição da propina. 

O chefe do Ministério Púbico Federal acrescentou detalhes de uma apuração relacionada a requerimentos de informação ao Ministério de Minas e Energia protocolados numa comissão temática da Câmara que tinham como alvos as duas empresas. Embora registrados em nome de uma deputada ligada a Cunha, os pedidos teriam sido articulado pelo deputado. 

Desde então, o fluxo de informações desfavoráveis a Cunha só aumentou na Lava Jato. A fila de delatores que o acusam de envolvimento na roubalheira cresceu. Os lobistas Fernando Soares, conhecido como Fernando Baiano, e João Augusto Henriques, apontados como elos do PMDB nas falcatruas, citaram o presidente da Câmara.ISTOÉ

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee