Pages

sexta-feira, 23 de outubro de 2015

APÓS 12 DIAS,INCÊNDIO QUE ATINGIU VEGETAÇÃO NA CHAPADA DA IBIAPABA É CONTROLADO

Por ipuemfoco   Postado  sexta-feira, outubro 23, 2015   Sem Comentários


Ibama aponta que pelo menos mil hectares foram atingidos - o equivalente a mil campos de futebol -, mas a área total queimada será levantada após Perícia.

O incêndio que atingiu a vegetaçãoda Chapada da Ibiapaba, no Interior do Ceará, foicontrolado após 12 dias de trabalho dos bombeiros, brigadistas doParque Nacional de Ubajara e do Centro de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo) do Ibama. As causas do fogo seguem desconhecidas, mas há suspeita de incêndio criminoso e, conforme o Ibama, pelo menos mil hectares foram queimados.

Segundo a diretora substituta do Parque Nacional de Ubajara, Nágila Maria Pereira, as áreas de trilhas e visitas guiadas do parque não foram atingidas. "Foi mais na borda, mas o acesso à gruta, trilha e cachoeira não foram atingidos. Nenhuma área habitada foi afetada, felizmente".

Quando o fogo foi detectado, no último dia 10 de outubro, 14 brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade (ICMBio) começaram a ação de combate ao incêndio, com apoio de voluntários das comunidades de Tipizal, Boa Vista e Palmeiras, em Tianguá.

O trabalho foi reforçado pelos bombeiros e Prevfogo do Ibama, que chegaram na área em 15 de outubro. A maior dificuldade, conforme o capitão Mardens Vasconcelos, do Corpo de Bombeiros de Sobral, era o acesso aos focos de incêndio, em Tianguá, Frecheirinha e Ubajara.

“O incêndio foi crescendo, parque o fogo se espalha rápido em vegetação. Mas a Perícia vai determinar exatamente a área total queimada e as causas”, frisa Nágila. O parque, ainda segundo a diretora substituta, recebe uma média diária de 200 pessoas no período de alta estação, como Carnaval e Semana Santa. Durante a baixa estação, a média de visitas diárias cai para 100.
OPOVO

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee