Pages

sexta-feira, 25 de setembro de 2015

POLÍTICA;DA PORTA FECHADA À PORTEIRA ABERTA

Por ipuemfoco   Postado  sexta-feira, setembro 25, 2015   Sem Comentários

O grande erro da presidente foi acreditar que conseguiria administrar o País escolhendo interlocutores, definindo quem merecia fazer parte de suas conversas e quem deveria ser mantido á distância delas.


Os movimentos mais recentes envolvendo a presidente Dilma Rousseff e o PMDB reforçam um sentimento generalizado de que a política brasileira continua pródiga na sua capacidade de gerar contradições e fatos inexplicáveis. 

A relação nunca foi tranquila e, na verdade, a aliança serviu muito mais para o PT tirar proveito do generoso tempo de TV que suas expressivas bancadas no Congresso garantiam para o estratégico espaço dos programas eleitorais nas campanhas do que como parceiro real quando chegava a hora de governar, efetivamente.

O cenário mudou, porém. A pressão de derrotas na Câmara e no Senado que dificultam a recuperação da economia, impedindo a normalização de um cenário político permanentemente conturbado, foi estreitando as opções para Dilma e seus articuladores. 

Uns poucos que ela ainda oferecia a deferência de ouvir antes de decidir. A questão é que a petista, agora, pode pagar um preço alto pela resistência de antes em reconhecer no PMDB um parceiro efetivo para governar o Brasil. 

Aliás, sequer há garantia real de que a operação comandada de maneira pessoal nos últimos dias acontece a tempo de reverter o quadro crítico nas relações com a base aliada. Ou seja, é real o risco de à queda se somar o coice, com a disposição mais recente dela para o diálogo servir apenas para desgastá-la ainda mais com os segmentos que até então lhe mantinham fidelidade, exatamente por sua postura de pouca transigência com o jeito peemedebista de fazer política. 

O grande erro da presidente foi acreditar que conseguiria administrar o País escolhendo interlocutores, definindo quem merecia fazer parte de suas conversas e quem deveria ser mantido á distância delas. Corrigi-lo de afogadilho, apenas como estratégia de salvar o mandato, exige cuidados para os quais ela, espera-se, deve estar atenta.Guálter George, editor-executivo de Conjuntura/OPOVO

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee