Pages

quarta-feira, 6 de maio de 2015

''PRESIDENTE ,GRITA 'SIM' ERA MAIS RÁPIDO'',DIZ TASSO NA ESTREIA DA VOTAÇÃO ELETRÔNICA

Por ipuemfoco   Postado  quarta-feira, maio 06, 2015   Sem Comentários


“Presidente, gritar ‘sim’ era mais rápido; já tinha acabado a votação”, sentenciou o senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) diante do burburinho na Comissão de Assuntos Econômicos

do Senado.

A Casa estreou, nesta terça-feira (5), o uso de sistema eletrônico de votação nas comissões, mas o resultado não saiu como o esperado. O lamento do tucano se deu após minutos de confusão e dificuldade dos congressistas em confirmar o voto sobre projeto de lei que estendeu a isenção do Imposto de Renda sobre a aposentadoria de portadores de doenças reumáticas, entre outras.

Passo a passo
No comando da votação, o senador Raimundo Lira (PMDB-PB) ensaiou o passo a passo: “Orientação: digitar a chave pública, os três primeiros números da senha do plenário. Digitar a senha completa, de sete dígitos”. O caos estava instalado.

”Que senha é essa?”, questionou o petista Humberto Costa (PE). “Chave pública…o que é? É o dedo?”, questionou outro congressista. “Eu pediria que alguém viesse aqui, porque o computador não está funcionando”, reclamou Reguffe (PDT-DF).

Pra complicar
Foram cerca de dez minutos entre o início da votação e o anúncio de que o processo estava concluído. “Estamos entrando no mundo digital. A comissão tem que dar o exemplo”, disse Lira. “Mas o mundo digital é para simplificar, não para complicar”, retrucou Jereissati em seguida.

Modernização
O sistema faz parte da modernização das votações no Senado, cujo custo foi de quase R$ 4 milhões – o valor inclui despesas com painéis de votação nas comissões, no plenário da Casa e de notebooks com tela sensível ao toque. No mês passado, o painel do plenário paralisou uma votação da Casa por cerca de uma hora.

Fim
Encerrada a votação na comissão, foram mais três minutos para o sistema computar os votos. “O sistema está pensando”, falou Lira, entre risadas dos colegas. O projeto foi aprovado com 19 votos favoráveis. Não houve votos contrários ou abstenções.
“O sistema pensa muito lentamente, presidente”, concluiu Álvaro Dias (PSDB-PR).FOLHA/POLITICACOMK

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee