Pages

quarta-feira, 6 de maio de 2015

PARA RENAN,''É EVIDENTE'' QUE GOVERNO PERDE PODER COM PEC DA BENGALA

Por ipuemfoco   Postado  quarta-feira, maio 06, 2015   Sem Comentários


O presidente do Senado, Renan Calheiros, elogiou a aprovação da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) da Bengala pela Câmara dos Deputados,
na noite desta terça-feira (5), e afirmou ser "evidente" que a presidente Dilma Rousseff e o vice, Michel Temer, "perderam poder" com a decisão.

"Só no Supremo Tribunal Federal eles deixam de indicar cinco ministros. Mas isso é bom para o Brasil, bom para o Judiciário e significa que no momento da crise, da dificuldade, o poder político não escolheu o caminho da politização do Supremo", disse Renan nesta quarta (6).

A emenda constitucional amplia de 70 anos para 75 anos a idade de aposentadoria dos ministros de tribunais superiores. Com isso, o Palácio do Planalto não deverá indicar nomes de ministros que precisariam deixar o exercício da função devido ao teto da idade.

Calheiros disse ainda que a proposta será promulgada pela Casa amanhã e alfinetou o Executivo.

"Nunca entendi por que a presidente Dilma e o vice Michel Temer, coordenador político do governo, nunca aceitaram a PEC da Bengala. Não aceitar significa estar na contramão do ajuste que todo o Brasil exige de todos nós. Um ajuste digno do nome, cortando na carne, diminuindo o tamanho do Estado, extinguindo ministérios, cargos em comissão. Mas dando, sobretudo, exemplo de que esse corte é pra valer", afirmou.

Renan reconhece que a nova regra "chama um pouco a atenção para a sabatina" do último indicado pela presidente Dilma ao STF, Luiz Edson Fachin. "[Fachin] Fica um pouco na condição de último indicado pelo governo", resumiu.
A sabatina de Fachin está prevista para a próxima semana.

Regras

Pelas regras até então em vigor, cinco ministros do STF que completam 70 anos até o final de 2018 teriam que deixar a corte antes do final do mandato de Dilma (Celso de Mello, Marco Aurélio Mello, Ricardo Lewandowski, Teori Zavascki e Rosa Weber).

Agora, a petista só fará novas indicações para a mais alta corte do país caso algum ministro deixe voluntariamente o tribunal antes da data de aposentadoria compulsória.

Dilma indicou cinco ministros para o STF em sua gestão. O último, Luiz Fachin, ainda depende de aprovação do nome pelo Senado. Nos seus oito anos de gestão, Lula indicou oito ministros. Fernando Henrique Cardoso, três.

A aprovação da proposta foi combinada por representantes de nove partidos governistas e da oposição em almoço na casa de Eduardo Cunha (PMDB-RJ), presidente da Câmara.
DN

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee