Pages

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

A VULNERABILIDADE DOS JOVENS NO PERÍODO DO CARNAVAL

Por ipuemfoco   Postado  segunda-feira, fevereiro 09, 2015   Sem Comentários

A Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR) e o Ministério do Turismo (MTur) deram início na última sexta-feira, através de um hangout (bate-papo na internet) a campanha “Proteja - Não Desvie o Olhar.” 

A ideia com a iniciativa é conscientizar a sociedade sobre a importância de prevenir e denunciar possíveis casos de violação de direitos da população infanto juvenil, especialmente durante o carnaval. A estimativa das autoridades governamentais é que o país tenha uma movimentação de aproximadamente 6,8 milhões de turistas brasileiros e estrangeiros no período de momo.

De acordo com os responsáveis pela campanha, a parceria com o Ministério do Turismo é fundamental para a eficácia da iniciativa, principalmente para atingir os estrangeiros. Não há dúvida da importância de se disseminar essa preocupação em relação ao público de fora, mas não se pode negar os fatos. 

Os turistas chegam por aviões, hospedam-se em hotéis e andam de táxi pela cidade. No entanto, é muitas vezes dentro do próprio seio familiar que se dão os registros de violação de direitos desse público.

Na página da SDH, por exemplo, os números indicam 91.342 casos de violação de crianças e adolescentes em 2014. Os principais relatos são: negligência, violência psicológica, física e sexual. Os dados representam uma redução de 26,38% em relação a 2013, é bem verdade, no entanto, não representam queda ou aumento nas estatísticas de abuso. Durante o hangout, a ministra Ideli Salvatti revelou a impossibilidade de relacionar o número de denúncias à realidade vivida pelas crianças.

Nesse sentido, as campanhas devem conscientizar, mas principalmente não procurar negar a problemática que vai além da questão envolvendo a figura do turista. Por outro lado, de nada adianta a realização de ações apenas em períodos de maior movimentação, como se em outras épocas do ano nossos jovens ficassem menos vulneráveis a essa problemática. Muito ao contrário, são nesses momentos em que a questão se apresenta mais grave.

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee