Pages

sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

SECRETÁRIO DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO DEDÉ TEIXEIRA ESTÁ SE PREPARANDO PARA ANO SEM CHUVA

Por ipuemfoco   Postado  sexta-feira, janeiro 09, 2015   Sem Comentários

Há três anos enfrentando seca, as expectativas no Ceará para 2015 são pessimistas com relação a inverno.


O Secretário de Desenvolvimento Agrário, Dedé Teixeira 
afirma que a secretaria está se preparando para enfrentar o problema no interior, a região que mais sofre. 

Segundo o secretário, o Estado tem recursos garantidos pelo Programa Água para Todos - destinado a promover a universalização do acesso à água em territórios rurais e pelo Projeto São José III - responsável por pequenas obras hídricas, como sistemas de abastecimento de água domiciliar.

Para o presidente da Fetraece, Luiz Carlos Ribeiro, a SDA é muito importante para a manutenção da política agrícola desenvolvida no Estado. 

“Nós consideramos a pasta importante, mesmo porque a sua criação foi uma proposição da Fetraece. Nós já nos reunimos com o secretário Dedé Teixeira e ele se dispôs a nos ouvir. Apresentamos a ele as principais metas. Agora só falta uma reunião com o governador”, finalizou. 

De acordo com o presidente da Fetraece, uma das grandes preocupações em relação a estiagem é dar continuidade e ampliar os programas que asseguram a fonte de renda dos agricultores. 

“Precisamos ampliar e assegurar os serviços, como por exemplo a chegada de milho ao Estado. Além do acesso a água, otimizando a perfuração de poços, o abastecimento de cisternas e o Garantia Safra”, pontuou.

Entre meia-noite de quarta-feira, 7, e 10 horas da manhã desta quinta-feira, 8 de janeiro, de acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), choveu apenas 0,2 milímetros. O prognóstico climático para a estação de chuvas em 2015 será divulgado somente na segunda quinzena de janeiro. 

Para enfrentar mais um ano de estiagem o Secretário Dedé Teixeira destacou o Comitê de Combate a Seca como um instrumento importante que vai ser fortalecido. Ainda, segundo o secretário, ele dará continuidade aos trabalhos desenvolvidos por Camilo Santana, quando era responsável pela pasta em 2007. 

“Vamos dar continuidade com programas de abastecimento de água mais importantes. Acelerar programas em andamento e fortalecer parecerias”.

Para ele, as parcerias são de suma importância para esse período de estiagem que o Ceará vem passando. “Vamos dialogar com principais parceiros de vários programas que temos como o Ministério do Desenvolvimento Agrário, Ministério da Integração e Ministério do Desenvolvimento Social de Combate à Fome e fortalecer as relações.” 

Ainda de acordo com o secretário, o corpo técnico da SDA e dos órgãos agregados estão tecnicamente preparados para construir e desenvolver projetos, de forma a garantir água para todos os cearenses”. Renata Paiva/2/47

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee