Foram 112 dias de paralisação. Entretanto, o estado de greve fica mantido. De acordo com o presidente do Sindicato dos Docentes da Uece (Sinduece), Célio Coutinho, houve a suspensão, com manutenção de estado de greve para que os docentes possam participar os próximos acontecimentos.
"Vamos acompanhar a distribuição das primeiras datas dos concursos, o calendário de retorno as aulas e fazer um seminário para analisar a situação financeira do Estado e todos os compromissos firmados pelo governador", disse. A maioria dos votos foi a favor da suspensão da greve. Estiveram presentes 163 professores. Desse total, apenas quatro votaram contra a suspensão da greve.
Os docentes já vinham conversando com o governador Camilo Santana (PT) desde a campanha. Eles o procuraram e pediram para Camilo intermediar um diálogo com o então governador Cid Gomes, no entanto, o petista disse que não podia interferir, mas assim que terminasse a eleição, caso fosse eleito, ele teria uma reunião com os professores. A reunião aconteceu na última terça-feira, 7 de janeiro.
Na reunião, Camilo acertou que haverá concurso público emergencial, ainda no primeiro semestre de 2015. "O governador mostrou atenção pelas deficiências da Uece. Isso é positivo". Serão ofertadas 249 vagas para professor efetivo, sendo120 para a Uece, 67 para a Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e 62 para a Universidade Regional do Cariri (Urca). Uva e Urca permanecem em greve. As assembleias gerais acontecerão na próxima semana.
Segundo o professor Eudes Baima, do comando de greve, o pouco número de docentes ainda é a maior deficiência da Uece, por isso a necessidade imediata de um concurso público. Outras reivindicações, como a regulamentação da carreira também compõe a pauta de reinvindicação.
Na próxima quarta-feira, dia 14, o comando de greve terá uma reunião com o Secretario nomeado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado, atual senador Inácio Arruda para tratar dos encaminhamentos acertados com o Governador Camilo Santana e aprovados na Assembléia Geral da categoria, hoje.
0 comentários:
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.