Pages

terça-feira, 23 de dezembro de 2014

MINISTRO DA EDUCAÇÃO; CID GOMES FAZ PARTE DO CLÃ DA POLÍTICA DO CEARÁ

Por ipuemfoco   Postado  terça-feira, dezembro 23, 2014   Sem Comentários

O novo ministro da Educação, Cid Ferreira Gomes, integra uma família com tradição na política do Ceará, estado que governa desde 2007. Filho de prefeito, irmão de um ex-ministro de Estado e de um deputado estadual, Cid Gomes é natural de Sobral, município do sertão cearense, onde os Gomes dão nome a vias públicas e escolas. 

O nome de Cid para a Educação foi anunciado pela presidente Dilma Rousseff nesta terça-feira (23).

No ano passado, ele se desfiliou do PSB após entrar em rota de colisão com o então presidente nacional do partido e governador dePernambuco, Eduardo Campos – morto em agosto deste ano em um acidente aéreo no litoral de São Paulo.

O futuro ministro decidiu deixar a sigla ao lado de aliados cearenses – incluindo o irmão mais velho, Ciro Gomes – no momento em que Campos rompeu com o governo Dilma Rousseff para se lançar na corrida pela Presidência.

Casado e pai de dois filhos, o governador cearense foi, nos últimos oito anos, um dos aliados mais fiéis ao Palácio do Planalto.

A proximidade com os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff asseguraram a construção de importantes empreendimentos federais no Ceará, como uma refinaria da Petrobras, uma siderúrgica, além de obras de abastecimento hídrico e de infraestrutura.

Cid Gomes, 51 anos, começou a militar na política na década de 1980, época em que cursava engenharia na Universidade Federal do Ceará (UFC). Ele chegou a presidir o centro acadêmico da faculdade. Na ocasião, o irmão Ciro Gomes já era deputado estadual pelo antigo PDS.

O primeiro cargo público de Cid Gomes foi conquistado em 1990 – uma cadeira na Assembleia Legislativa do Ceará. Reeleito quatro anos mais tarde, ele comandou o Legislativo cearense em seu segundo mandato.

Em 1996, foi eleito, no primeiro turno, prefeito de Sobral, dando continuidade à tradição dos Ferreira Gomes na prefeitura da cidade. O pai, José Euclides Ferreira, comandou o município do sertão cearense entre 1977 a 1983. Em 2000, Cid Gomes se reelegeu para o cargo.

Ao final do mandato de prefeito, Cid Gomes interrompeu a carreira política para trabalhar como consultor do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em Washington (EUA).

Ele retornou ao Brasil, em 2006, para concorrer ao governo do Ceará. Na ocasião, derrotou o então governador Lúcio Alcântara, no primeiro turno, com 62,38% dos votos. Em 2010, se reelegeu com 2.436.940 votos, equivalentes a 62,31% dos votos válidos.

Troca-troca partidário

A exemplo do irmão mais velho, Cid Gomes circulou ao longo da carreira por diversos partidos políticos.

Nos anos 1980, ele ingressou no PMDB. No final da década, migrou para o PSDB.

Nos anos 90, entrou no PPS, mas deixou a sigla na década de 2000 para se filiar ao PSB. Em razão dos desentendimentos com Eduardo Campos, saiu da legenda no ano passado para ajudar a fundar o PROS, do qual é uma dos principais lideranças.

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee