Pages

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

CRACOLÂNDIA: 20% DOS FREQUENTADORES SÃO MULHERES

Por ipuemfoco   Postado  segunda-feira, setembro 08, 2014   Sem Comentários

A Pesquisa Nacional sobre o Uso de Crack - Quem São os Usuários de Crack e/ou Similares do Brasil? Quantos São nas Capitais Brasileiras?, realizada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), do Rio de Janeiro, verificou que 20% dos que frequentam as chamadas cracolândias em cidades brasileiras são mulheres. 

O trabalho ouviu 32.359 pessoas, sendo que 24.977 responderam ao questionário nas próprias casas e 7.381 nos próprios locais de uso da droga.

Além de responderem os questionários, os usuários submeteram-se a testes para os diagnósticos de HIV e hepatite, os quais indicaram que, entre as mulheres, 8,17% eram portadoras de aids, índice que, nos homens, alcançava 4,01%. Com hepatite C, as mulheres representaram 2,23% dos infectados; os homens, 2,75%.

Perfil negativo

Segundo um dos coordenadores do trabalho, o médico Francisco Inácio Bastos, do Laboratório de Informação em Saúde (LIS), pertencente ao Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz), o perfil das mulheres pesquisadas é muito negativo.

“Até para mim, que sou acostumado a trabalhar nessa área, nunca tinha visto uma população feminina tão maltratada e tão magoada. Agressão física, abuso sexual, nenhuma assistência pré-natal. Quando me perguntam o que me chocou mais como médico, eu digo que foi ver pessoas em uma situação tão precária, precisando tanto de ajuda”, contou.

O levantamento apontou que menos de 5% dos entrevistados permaneceram no tratamento até o último mês. Para o coordenador, ficou claro que a porta de entrada dos usuários de crack no sistema de saúde não é via tratamento da dependência química.Agência Brasil

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee