Pages

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

CNJ ESTÁ NO CEARÁ INVESTIGANDO VENDA DE LIMINARES

Por ipuemfoco   Postado  quinta-feira, setembro 25, 2014   Sem Comentários

A ministra corregedora do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Nancy Andrighi, e comitiva de mais oito juízes,
desembargadores e servidores, estão em Fortaleza para investigar de perto o suposto esquema de concessão irregular de habeas corpus nos plantões de fim de semana do Judiciário cearense.

O grupo chegou ao Ceará ontem e está instalado na sede do Tribunal de Justiça (TJ-CE), onde colhe depoimentos e documentos que podem ajudar a esclarecer o fato de criminosos terem sido soltos após articulações suspeitas.

Conforme O POVO antecipou, com exclusividade, em fevereiro deste ano, o presidente do TJ-CE, Luiz Gerardo Pontes Brígido, havia sido alertado, em dezembro de 2013, por mensagem telefônica, sobre negociação que teria havido entre dois advogados para libertar três integrantes de quadrilha especializada em assaltos, sequestro e tráfico de drogas. 

Para cada habeas corpus que concedesse, o desembargador de plantão receberia R$ 150 mil, dizia a mensagem.

Em janeiro de 2014, a Secretaria Estadual da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) também detectou indícios de crimes desse tipo, através de intercepções telefônicas autorizadas. 

O alerta foi feito pelo secretário Servilho Paiva ao presidente Brígido, que encaminhou o material ao CNJ junto com pedido de providências. Toda a apuração do Conselho tramita em sigilo – os nomes dos envolvidos não foram confirmados.

Investigação in loco

O pedido de providências do TJ-CE é citado pelo CNJ como um dos motivos da inspeção em Fortaleza, conforme mostra a portaria nº 56 do Conselho, sem explicitar o conteúdo do processo. 

O POVO apurou que, nesta quinta-feira, a equipe de investigadores deve colher o depoimento do secretário Servilho Paiva. Também há expectativa de que um dos advogados citados no suposto esquema também seja chamado a depor.

Ainda de acordo com a portaria, a visita do CNJ também visa verificar o funcionamento do Judiciário na 1ª e 2ª instâncias. Ontem, os presidentes da Associação Cearense dos Magistrados (ACM), Antônio Araújo, e da Ordem dos Advogados do Brasil secção Ceará (OAB-CE), Valdetário Monteiro, estiveram no Tribunal para falar sobre problemas na estrutura e sobre a precariedade em algumas comarcas.

O POVO tentou contato com o presidente do TJ-CE e com a corregedora do CNJ, mas ambos, por meio das assessorias de imprensa, disseram que não dariam entrevista.

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee