Pages

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

A VIRADA DE AÉCIO NEVES; A GRANDE DÚVIDA HAVERÁ TEMPO?

Por ipuemfoco   Postado  segunda-feira, setembro 22, 2014   Sem Comentários

Todos as pesquisas indicam que a reta final da campanha começa com a ocorrência, nos últimos dias, de movimentos constantes, uniformes porém moderados no deslocamento de votos: Dilma vem crescendo de forma sólida mas nada bombástica, assim como Aécio Neves recuperou a trajetória ascendente, mas não acentuada, ao passo que Marina apresenta uma linha uniforme e constante de queda, embora moderada, apesar do fogo cerrado dos adversários.

Dilma vem crescendo em todas as regiões, embora mais no Nordeste, a avaliação de seu governo melhora e mesmo sua penetração nas classes mais elevadas. 

Aécio cresceu nas últimas pesquisas, inclusive no voto espontâneo, ao passo que Marina, além de perder pontos, viu crescer a sua rejeição. Os números do Datafolha e do IBOPE confirmam esta leitura.

Este quadro de estabilidade na mudança poderá sofrer alterações na velocidade do deslocamento de votos na reta final, dependendo do que acontecer nos próximos dias: um grande tropeço de um deles, uma denúncia consistente, uma alteração violenta na conjuntura econômica ou alguma tragédia, como a que já aconteceu com a morte de Eduardo Campos, são fatores que podem causar uma onda de volatização dos votos, em qualquer direção. Todos estes fatores, porém, estão no campo do imponderável.

Não havendo dúvidas sobre a presença de Dilma no segundo turno, a pergunta crucial que este quadro suscita é se haverá tempo para Aécio Neves crescer o suficiente para alcançá-la e talvez ultrapassá-la na reta de chegada, quando até mesmo as pesquisas de boca de urna enfrentam dificuldades para captar a disposição do eleitor na fila de votação.

Auxiliares do tucano dizem que ele jamais esmorece, mantendo a convicção de que pode ocorrer ainda uma virada a seu favor. Mas ele corre contra o tempo e contra a alta resistência de Marina Silva às críticas que recebe dos dois lados.

Se ela efetivamente não representa uma terceira via, na medida em que suas propostas são muito semelhantes às da plataforma tucana (em alguns pontos, até mais liberais), seus eleitorado parece congregar mesmo um segmento que se agarra à sua candidatura para não votar no PT nem no PSDB.

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee