Pages

domingo, 6 de julho de 2014

ELEIÇÕES 2014; NÃO TEREMOS SEGUNDO TURNO! E AGORA OPOSIÇÃO??

Por ipuemfoco   Postado  domingo, julho 06, 2014   Sem Comentários

Dez entre dez observadores que se dedicam a analisar o quadro político e eleitoral da sucessão cearense apostam que a disputa para o Governo do Estado vai ser resolvida em um só turno. 

O motivo é simples: das quatro candidaturas, duas são politicamente obsoletas e não possuem alianças. As outras duas são fortes, terão um poderoso caixa de campanha e são donas de latifúndios no horário eleitoral gratuito.

Chances diminutas de haver segundo turno não é uma boa notícia para Eunício Oliveira (PMDB), o candidato que saiu da órbita governista e montou uma aliança com o PSDB de Tasso Jereissati. A lógica diz que a oposição quase sempre tem melhores chances de vencer quando consegue levar a disputa para o segundo turno contra o candidato do Governo.

O governista Camilo Santana (PT) vem montado numa aliança bancada por duas máquinas. A Federal e a estadual. O petista é apoiado por dois governos que são bem avaliados. Sabe-se bem o significado eleitoral de tal circunstância. Ainda mais em um Estado com as características sociais e econômicas do Ceará.

Parece claro que a opção da aliança PMDB-PSDB foi unir forças, atraindo também o PR, para fazer frente ao governismo e tentar vencer logo no primeiro turno. Conta para isso com a folgada liderança de Eunício nas pesquisas e o peso político de Tasso.

Havia outro caminho. Uma alternativa mais usual nessas situações seria diluir as candidaturas. Em vez de jogar todas as fichas numa só aliança e num só candidato ao Governo, permitir as condições para o surgimento de outras possibilidades.

Talvez tenha sido um grave erro da oposição ter relegado o PSB ao isolamento ou, como parece, tornar a candidatura do partido apenas uma linha auxiliar de ataque ao governismo. Melhor é que a sigla tivesse uma aliança (com o PR, por exemplo) e apresentasse uma candidatura independente.

Há uma obviedade nisso tudo. A saber: quanto mais candidaturas disputando a simpatia do eleitorado, maiores são as chances da eleição ser levada ao segundo turno. Por analogia, quanto menos candidatos, menores as chances do segundo turno ou maiores as chances da eleição ser resolvida no primeiro. Como queiram.O POVO

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee