Pages

terça-feira, 15 de abril de 2014

CEARÁ;NÚMERO DE FILIAÇÃO PARTIDÁRIAS AUMENTA EM ANO PRÉ-ELEITORAL

Por ipuemfoco   Postado  terça-feira, abril 15, 2014   Sem Comentários

                    
O número de filiados aos partidos políticos no Ceará aumentou no ano anterior à eleição de outubro de 2014. De acordo com dados divulgados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em 2012 (ano de eleição municipal), 497.813 pessoas estavam filiadas às legendas. Esse número teve um acréscimo de mais cinco mil filiações de janeiro a dezembro de 2013 e chegou a 502.716 no final do ano passado.

Pré-eleitorais
O crescimento também foi comprovado em anos pré-eleitorais anteriores. Enquanto em 2010, foram 449.820 filiações; em 2011 o número pulou para 487.010, representando 8,26% de aumento. De acordo com a cientista política, Carla Michelle, a tendência é comum em anos que antecedem as eleições. 

“Sempre acontece essa corrida para filiação. No ano que passou, ocorreu, principalmente, em razão da criação dos dois novos partidos, o Pros e o Solidariedade, que acabaram precisando de assinaturas para obter registro no TSE”, explica.

Até fevereiro de 2014, última atualização liberada pelo TSE, o Ceará contava com 502.453 pessoas engajadas na vida partidária. O número representa cerca de 300 desfiliações se comparado a dezembro do ano passado. “Foi um índice extremamente baixo; normalmente, ocorrem muito mais desfiliações”, declarou.

Em queda
Mesmo tendo sido pequena a queda, as manifestações de rua podem ter influenciado as desfiliações, já que as legendas são consideradas interlocutoras da sociedade. O TSE vem registrando quedas constantes. 

No ano em que uma onda de protestos populares tomou as ruas em diversos estados, foram contabilizadas 136 mil novas filiações em todo o Brasil. Isso representa quase metade do novo contingente registrado em 2012 (222 mil) e menos de 10% das adesões de cinco anos atrás, quando 2,5 milhões entraram para algum partido.

Partidos

Os partidos com maior número de filiados, de acordo com levantamento do TSE, no Ceará, são PT, com 76.641 (15,24% do total), PSDB, com 58.708 (11,67% do total), e PMDB, com 46.664 (9,28% do total). 

Apesar de a assessoria de imprensa do Pros divulgar que, com o ingresso dos Ferreira Gomes na nova legenda, foram registrados mais de mil filiações, o Tribunal contabiliza no site apenas 655 ingressos. A diferença pode ser resultado da demora no processo de atualização dos dados.

Pros x PSB
De todo modo, a criação do Pros ocasionou uma perda considerável de filiados do PSB. De acordo com o presidente estadual do partido, Sérgio Novais, a sigla atualmente possui, em média, 1,2 mil filiados. 

“Quantitativamente, perdemos 2,2 mil ingressos, porque o Pros levou prefeitos, vice-prefeitos e vereadores, mas, se formos analisar qualitativamente, a gente se desfez de muitos quadros que não tinham nada a ver, que usavam a legenda como aluguel”, enfatiza.

Novais acrescenta que as desfiliações ajudaram a reconstruir bases mais sólidas no PSB. “Ficamos com cerca de 30 vereadores. O partido, então, volta a ter um perfil, um projeto, uma bandeira”, afirma.

Vínculo
Para a filiação partidária, é necessário que o eleitor se dirija à sede do partido ao qual pretenda se filiar com seu título de eleitor e preencha a ficha de filiação, em modelo próprio do partido.

A filiação é o ato pelo qual um eleitor aceita, adota o programa e passa a integrar um partido político. Esse vínculo é condição para que um cidadão dispute as eleições, mas não obrigatoriamente todos os filiados devem ter pretensão de se candidatar. Para concorrer a cargo eletivo, o eleitor deve estar filiado ao partido pelo menos um ano antes da data fixada para as eleições – 5 de outubro no caso de candidatos à disputa de 2014. O Estado/POLITICACOMK

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee