Pages

quarta-feira, 5 de março de 2014

PREVISÃO CONFIRMADA; CARNAVAL COM POUCA CHUVA NO CEARÁ

Por ipuemfoco   Postado  quarta-feira, março 05, 2014   Sem Comentários

                                      Image-0-Artigo-1559311-1
O tempo em boa parte do Estado durante o feriadão de Carnaval foi de sol e muito calor, mantendo assim a previsão divulgada pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). 

Hoje e amanhã, o tempo deverá ser favorável para chuvas isoladas em todas as regiões, porém, para o fim de semana, essas ocorrências devem diminuir.

Mas no último dia de Carnaval choveu em 55 municípios do Ceará. As precipitações ocorreram por conta da proximidade de um ramo da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e a formação do Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) sobre o oceano Atlântico, favorecendo a ocorrência de chuvas isoladas na faixa litorânea, na região da Ibiapaba e no sul do Estado.

As maiores precipitações foram registradas na Região do Cariri. No Crato choveu 77 mm no período de 7 horas do dia 3 deste mês às 7 horas de ontem. Em Mauriti foram registradas chuvas de 63 mm e em Caririaçu 41 mm. Em Juazeiro do Norte o volume de chuvas ficou em 36 mm. O Litoral de Fortaleza registrou chuvas isoladas, na faixa que vai de Caucaia a Beberibe, sendo a maior precipitação em Aquiraz (31mm).

Na região da Ibiapaba choveu em três municípios, sendo eles Viçosa do Ceará (34 mm), Guaraciaba do Norte (33.2) e Forquilha (3.8 mm). No litoral Norte, houve chuva nas cidades de Granja (10 mm) e Meruoca (3 mm). O posicionamento do Vórtice Ciclônico de Altos Níveis e a proximidade de um ramo da Zona de Convergência Intertropical deixará o estado do Ceará com possibilidade de chuvas isoladas em todas as regiões nesta quarta e quinta feira.

Já na sexta, segundo informou a meteorologista Dayse Moraes, essas ocorrências deverão diminuir. "A possibilidade de chuvas isoladas continua até quinta, sexta já diminui, ficando mais favorável pro sul do Estado", afirmou. Até o momento vem se mantendo o prognóstico divulgado pela Funceme de chuvas abaixo da média para todo o Estado neste período de quadra invernosa.

De acordo com Dayse Moraes, o acumulado do dia1º de fevereiro, quando se inicia o período chuvoso, até hoje, há um desvio negativo de precipitações de 41,3% em todo o Ceará, considerado bem abaixo da média. Ainda segundo a meteorologista, as chuvas deste início de março também deverão prevalecer isoladas em algumas regiões. 

O segundo prognóstico divulgado pela Funceme em coletiva realizada no final do mês de fevereiro, mostrou que há uma probabilidade de que as chuvas previstas para os meses de março, abril e maio, se mantenham em 40% abaixo da média.

Abaixo da média

O novo prognóstico mostrou uma leve melhora na quadra chuvosa, mas ainda se mostra preocupante. Em janeiro todas as regiões do Ceará registraram chuvas abaixo da média e, em fevereiro, só o Cariri houve precipitações em torno da média. 

O presidente da Funceme, Eduardo Sávio Martins, revelou que a melhoria em relação à previsão dada no mês de janeiro não dá uma margem confortável de precipitação para que produzam subsídio suficiente para os principais reservatórios de água do Estado. Após um mês do início da estação chuvosa, o volume de chuva foi insuficiente para melhorar a condição dos reservatórios.

A bacia cearense com 144 açudes contabiliza um volume de 5.574 hm³, o que representa 29,6% da sua capacidade total. Do total de açudes monitorados, 112 estão com volume inferior a 30% e apenas dois, os açudes Curral Velho em Morada Nova e o Gavião, em Pacatuba, estão com volume acima de 90%.

A situação dos reservatórios por região é preocupante. Do volume total dos açudes, de 12 bacias monitoradas pela Cogerh e Funceme, três estão com volume abaixo de 10% da capacidade de seus reservatórios. 

É o caso das bacias dos Sertões de Crateús (3%), Curu (6,7%) e Baixo Jaguaribe (7,6%). O volume das demais bacias não chega a 50% de suas capacidades. São elas: Salgado (24,5%); Alto Jaguaribe (45,8%); Médio Jaguaribe (34,9%); Banabuiú (19,5%); Acaraú (23,9%); Ibiapaba (39,6%); Coreaú (25%), Litoral (18,3%) e Metropolitana 26%).

O maior reservatório do Estado, o Castanhão, na Bacia do Médio Jaguaribe, está com 37,72% de sua capacidade total. O reservatório é o principal responsável pela perenização do Rio Jaguaribe e pelo abastecimento da Bacia Metropolitana.

Mais informações:
Funceme, Avenida Rui Barbosa, 1246,Telefone: (85) 3101. 1088
Cogerh
Rua Adualdo Batista, 1550
Telefone: (85) 3218.7020

Ellen freitas
Colaboradora

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee