Pages

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

SAÚDE;SÃO PAULO ORIENTA POPULAÇÃO A SE VACINAR ANTES DE VIR AO CEARÁ

Por ipuemfoco   Postado  quinta-feira, fevereiro 13, 2014   Sem Comentários

                      
A Secretaria de Saúde de São Paulo emitiu um alerta à população. Antes de virem ao Ceará, os moradores devem ser imunizados contra o sarampo

doença registrada no Nordeste nos últimos meses. O aviso é estendido ao Estado de Pernambuco, com situação também preocupante. 


O comunicado pede que todos os paulistas tomem a vacine pelo menos 15 dias antes do embarque. Crianças e adolescentes devem tomar duas doses, entretanto tomando apenas a primeira já é possível viajar. Para os adultos, uma dose é suficiente.

Segundo a diretora técnica da Divisão de Imunização do Estado de São Paulo, Helena Sato, o alerta é importante em função da proximidade do carnaval, período em que essas muitas pessoas viajam para esses estados. “Continuem viajando, mas como precaução tomem a vacina. 

Quem já tiver tomado pode ficar tranquilo porque a vacina oferece imunização para a vida toda. Adultos com mais de 54 anos não precisam porque são pessoas que já devem ter tido sarampo, já que tivemos uma grande epidemia em 1997”.

Helena ressaltou às pessoas que voltarem de viagem e apresentarem vermelhidão na pele, febre, tosse, conjuntivite e coriza, que procurem um médico, pois esse é o conjunto de sintomas do sarampo. 

“É bom ficar atento porque o sarampo pode ser grave e a maior complicação é a pneumonia, podendo ser pior em idosos e crianças”. A doença geralmente se manifesta de forma mais acentuada nos primeiros dias após o contágio.

NÚMEROS

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco, entre março de 2013 e o último dia 4, foram notificados 857 casos de sarampo no estado, dos quais 173, confirmados. 

Os casos suspeitos de sarampo estão distribuídos em 63 municípios, mas em 54 deles não há casos confirmados nos últimos 90 dias. Além disso, nos últimos 30 dias, não houve nenhum novo caso confirmado da doença.

Já no Ceará, foram registrados 62 casos, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde. A maioria ocorreu na capital, entre 1º de janeiro até a última sexta-feira (7). A secretaria está vacinando crianças entre 6 meses e 5 anos, de 19 municípios, sendo que em 12 a meta de 95% de imunização já foi concluída.

Em 2013, foram registrados cinco casos de sarampo no estado de São Paulo, todos importados de outros países. Nesse período, a doença apareceu no Paquistão, na Nigéria, China, Turquia, Rússia, Georgia, no Gabão, Reino Unido, nos Estados Unidos, onde houve diversas mortes. Por isso, também é importante que quem vá viajar para o exterior também tome a vacina.

DOENÇA
O sarampo é uma doença viral altamente contagiosa. A transmissão ocorre por meio do contato com uma pessoa infectada ao falar, tossir ou espirrar. Também têm sido observados alguns casos de contagio por dispersão de gotículas em ambientes fechados, por exemplo, escolas, clínicas médicas e creches. 

As pessoas que viajaram ao exterior nos últimos 30 dias ou tiveram contato no mesmo período com alguém que viajou devem ficar atentas quanto aos sintomas da doença. Agência Brasil/CEARÁNEWS

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee