Pages

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

PRISÃO DE JOVENS DEVE ESVAZIAR MOVIMENTO "NÃO VAI TER COPA"

Por ipuemfoco   Postado  quinta-feira, fevereiro 13, 2014   Sem Comentários

:
Morte do cinegrafista e a prisão de Caio Silva de Souza e Fábio Raposo, que responderão por homicídio doloso,
devem esfriar o movimento contra a Copa do Mundo, que recentemente deixou marcas de destruição durante ato em várias cidades; 

Pesquisa do Ibope, de Carlos Montenegro, aponta que tática black bloc deve esvaziar manifestações durante o Mundial; interlocutores do governo avaliam que assassinato de Santiago Andrade servirá para reduzir "drasticamente" o apoio da população à forma de protesto manifestada em depredações e bombas; uma prova, na visão dos especialistas, de que o vandalismo não compensa

247 – Com a morte do cinegrafista da TV Bandeirantes Santiago Andrade e a prisão, nesta quarta-feira 12, de Caio Silva de Souza, que responderá por homicídio doloso qualificado por uso de artefato explosivo e crime de explosão, a expectativa é que a onda de manifestações no País, que vinha sendo protagonizada por atos de vandalismo e violência, seja, temporariamente, contida.

O jovem de 22 anos pode pegar até 35 anos de cadeia. Não que, com isso, o sentimento de justiça da população esteja completo ou que não haja mais motivos para protestos. O episódio, no entanto, mostrou como podem ser graves as consequências da tática black bloc, que praticamente não pode ser mais vista de forma independente às manifestações. Tanto para quem a pratica quanto para a sociedade.

Para interlocutores do governo, a avaliação não é a de que os protestos acabem, nem que jovens mascarados abandem sua forma de protestar – a depredação e destruição do patrimônio público e privado –, mas que os recentes episódios sirvam, ao menos, para desmoralizá-la. 

Pesquisa Datafolha divulgada em outubro do ano passado aponta que 95% dos paulistanos desaprovavam os atos violentos durante as manifestações. A expectativa é que o apoio da população aos black blocs, agora, seja ainda menor.

Legislação mais dura

Outras consequências que a morte e a prisão de Caio podem trazer são a investigação sobre quem estará por trás dos protestos e aliciando jovens violentos para que pratiquem atos como o do jovem, que recebeu R$ 150 para participar daquela manifestação em especial, segundo seu advogado. De acordo com ele, há partidos políticos, vereadores e deputados estaduais envolvidos nessa estratégia.

Assim como as manifestações de junho levaram os legisladores a aprovar leis como a que transforma a corrupção em crime hediondo, neste momento o Congresso passa a acelerar discussões sobre uma legislação mais rígida para crimes praticados em protestos ou ainda o reconhecimento da prática de terrorismo no Brasil. O governo se preocupa com as propostas, consideradas "extremistas".

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee