Pages

domingo, 15 de dezembro de 2013

O CEARÁ NO CENTRO DA REFORMA MINISTERIAL

Por ipuemfoco   Postado  domingo, dezembro 15, 2013   Sem Comentários

                                   
A reforma ministerial que a presidente Dilma Rousseff pretendia fazer em janeiro para o último ano de seu governo pode ficar para março ou abril,
o que reforçará o conceito de “mandato-tampão” desses novos ministros.

A presidente precisa de tempo para acomodar substitutos de nove ou dez ministros-candidatos. Além de negociações para destravar alguns nós na acomodação de aliados, a presidente administra no momento a pressão de ministros próximos, como seu amigo Fernando Pimentel (Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior) e Alexandre Padilha (Saúde), que apelam para prolongar o máximo de tempo possível a exposição no cargo, antes de entrar na campanha pelos governos de Minas e São Paulo, respectivamente.

Um dos “gargalos” que exigirão de Dilma habilidade redobrada para solucionar será a situação do governador do Ceará, Cid Gomes, e de seu irmão Ciro.

É dado como certo no Palácio do Planalto que o PROS, o novo partido de Cid e Ciro, terá um bom espaço garantido na Esplanada dos Ministérios, já que Dilma dá aos irmãos Gomes o crédito por terem quebrado a espinha dorsal do governador de Pernambuco e presidenciável Eduardo Campos (PSB) no Nordeste, ou pelo menos parte dela, ao romper com o PSB.

Integração em disputa

Os próprios dirigentes do PROS sugeriram o nome de Ciro Gomes para o Ministério da Saúde, e Dilma começou a analisar essa possibilidade. Nenhuma pasta, no entanto, agrada tanto aos dois aliados cearenses quanto o Ministério da Integração Nacional, hoje ocupado interinamente pelo conterrâneo Francisco Teixeira, que assumiu quando Eduardo Campos entregou, no início de outubro, os cargos que o PSB tinha no governo — Fernando Bezerra Coelho, do PSB de Eduardo Campos, era o ministro da Integração Nacional.

O problema é que Dilma e até mesmo interlocutores do PT já se comprometeram com o PMDB, e o senador peemedebista Vital do Rêgo (PB) é o nome mais provável para a pasta, que tem grande influência nas políticas governamentais voltadas para as regiões Norte e Nordeste. Contra os interesses do PMDB, o governador Cid Gomes entra em campo.

Cid afirma que o cearense Francisco Teixeira atende aos interesses da sua região na Integração Nacional e que, portanto, ele torce por sua permanência.

O governador cearense diz que o ministro interino está dando continuidade a projetos da pasta que somam bilhões de reais ao Ceará, como as obras de transposição do Rio São Francisco, o PAC da estiagem e o cinturão das águas. Teixeira, um engenheiro civil com larga experiência na área de recursos hídricos, não tem filiação partidária.

PMDB preocupa

Cid Gomes teme que uma mudança no comando do ministério implique em prejuízo para esses projetos estruturantes. Ao mesmo tempo em que descarta deixar o governo de seu estado antes do término do mandato para, eventualmente, assumir um posto no ministério de Dilma, afirma que o irmão Ciro também é hoje uma peça essencial em sua gestão, e que sua saída lhe “quebraria as pernas”.

Cid Gomes afirmou que gostaria até mesmo de seis meses a mais para poder concluir obras.

— Eu não saio antes de jeito nenhum, queria até ter mais seis meses para finalizar algumas obras. E o Ciro está cumprindo um papel fundamental no meu governo, porque liberei parte do meu secretariado para disputar eleições, e se ele sair agora me quebra as pernas. Mais do que ter um ministério, prefiro ter prestígio junto ao governo para trazer as coisas para o Ceará.

O governador ressaltou também que, para seu partido, é mais importante integrar um novo governo:

— E, para o PROS, é muito melhor participar do processo eleitoral e formar um novo governo que entrar agora em um que está acabando. Essa ideia do PMDB na Integração Nacional me preocupa muito. É o ministério em que temos hoje o maior número de convênios para o Ceará e sobre o qual temos maior ascendência — afirmou Cid.

A presidente Dilma Rousseff só pretende retomar as negociações políticas para promover as mudanças em seu ministério em meados de janeiro, depois de voltar de um período de recesso de fim de ano e de alguns dias de férias numa praia do Nordeste.o globo

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee