A camisa verde e amarela tem dono: a Confederação Brasileira de Futebol. A CBF entrou na Justiça, e ganhou para que a Coca-Cola fosse condenada
por fazer propaganda com atletas vestindo camisa verde e amarela, sem pagar à entidade o direito de uso.
Em decisão publicada nesta quarta-feira, o STJ (Superior Tribunal Justiça), rejeitou o argumento da Coca-Cola, que defendia que a camisa levava as cores do Brasil e, por isso, era de domínio público. Para o STJ, o argumento não se aplica, uma vez que a intenção era imitar a seleção.
A Terceira Turma do STJ manteve decisão do TJ-RJ (Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro) que condenou a Coca-Cola a indenizar a CBF por lucros cessantes decorrentes do uso indevido de imagem em campanha publicitária veiculada em 2009, durante as eliminatórias da Copa do Mundo de 2010.
Segundo o processo, a campanha mostrou os ex-jogadores Bebeto, Biro-Biro e Dario (veja abaixo) trajando vestimenta bem parecida com o uniforme da seleção brasileira e teria induzido o espectador a associar o sucesso da seleção ao refrigerante.
Bebeto, vale frisar, hoje é um dos jogadores mais próximos da cúpula do futebol brasileiro e ocupa cargo no Comitê Organizador da Copa.
O TJ-RJ entendeu que a empresa lucrou com o uso indevido, por imitação, do uniforme e do distintivo de propriedade da CBF, e que por isso a Coca Cola deveria indenizar a CBF, patrocinada pela concorrente que produz o Guaraná Antarctica.
O tribunal do Rio determinou que o valor a ser indenizado fosse fixado em liquidação por arbitramento.
DOMÍNIO PÚBLICO
Em recurso ao STJ, a Coca-Cola alegou que a campanha publicitária utilizou as cores verde e amarelo, representativas da nação brasileira, exatamente porque são de domínio público e não cabe à CBF invadir a propriedade imaterial de todos os brasileiros.
Para o relator do recurso no STJ, ministro Villas Bôas Cueva, os elementos apurados no processo revelam que a campanha publicitária, embora disfarçada, utilizando símbolos apenas aproximados, tinha o claro objetivo de "remeter o consumidor da Coca-Cola à imagem da seleção brasileira ou, em outros termos, de usar a imagem cujos direitos são reservados à CBF para vender o produto comercializado".
Dessa forma, ressaltou o ministro, deve ser afastada a tese de que a CBF está pretendendo se apoderar comercialmente da camisa amarela e da bandeira do Brasil, já que ficou evidenciado nos autos que não se trata da apropriação dos símbolos nacionais, mas de sua utilização em um contexto que remete, de forma inequívoca, à seleção brasileira, cujos direitos de imagem pertencem à CBF.
Citando precedentes, o ministro afirmou que a jurisprudência consolidada no STJ dispõe que, "em se tratando de direito à imagem, a obrigação da reparação decorre do próprio uso indevido do direito personalíssimo, não havendo de cogitar-se da prova da existência de prejuízo ou dano. O dano é a própria utilização indevida da imagem, não sendo necessária a demonstração do prejuízo material ou moral".
Para Villas Bôas Cueva, é evidente que a CBF deixou de ganhar o valor que deveria ter sido pago pelo uso da imagem. Assim, em decisão unânime, a Turma negou provimento ao recurso especial da Coca-Cola.DA REDAÇÃO DO ESTADO ONLINE
Pages
quinta-feira, 19 de dezembro de 2013
Home
» CBF GANHA AÇÃO NA JUSTIÇA CONTRA A COCA POR USO DE CAMISA AMARELA EM PROPAGANDA
CBF GANHA AÇÃO NA JUSTIÇA CONTRA A COCA POR USO DE CAMISA AMARELA EM PROPAGANDA
Por ipuemfoco
Postado quinta-feira, dezembro 19, 2013
Sem Comentários
Sobre o autor
Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok
.
SUPERMERCADO GUSTAVO
IPUNET
FUNERÁRIA ITAURNAS
Reformar
J&G Hortifruti
Brisa da Serra
Ótica Gabriel
Hora Certa
Mundo Online
Postagens mais visitadas
-
Nos bastidores da política local, começam a ganhar força suposições sobre um possível rompimento político entre o
-
PARA QUE SEMPRE FIQUE UM GOSTINHO DE CUTUCAR MAIS, VAMOS CUTUCAR!!!!
-
A presença do deputado estadual Cláudio Pinho na Rádio Liberdade
-
É preocupante observar que a política em muitas regiões do Brasil continua se transformando em um palco de arranjos
-
Nessa quarta-feira (31), um novo pedido para prisão domiciliar de Jair Bolsonaro foi apresentado pela defesa do ex-presidente ao Supremo T...
-
A deflagração da 22ª fase da Lava Jato deixou Lula irritado. Em nota , ele reclamou da “tentativa de envolver seu nome em atos ilícitos.”...
-
O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) projeta uma eleição difícil em 2026.
-
O consumo de bebidas alcoólicas tende a aumentar no período de festas de fim de ano, impulsionado por
-
Ao mesmo tempo em que a Secretaria de Finanças da Prefeitura Municipal de Fortaleza (Sefins) e a Secretaria da
-
O ex-presidente Jair Bolsonaro registrou uma nova crise de soluços e elevação da pressão arterial na noite do último

0 comentários:
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.