Pages

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

STJ CONDENA IGREJA CATÓLICA A INDENIZAR VÍTIMA DE PEDOFILIA

Por ipuemfoco   Postado  segunda-feira, novembro 25, 2013   Sem Comentários

 
A Igreja Católica foi condenada a pagar uma indenização a um jovem vítima de pedofilia cometida por um padre em São Tomé, noroeste do Paraná, em 2002. 

A ministra Nancy Andrighi, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), negou recurso movido pela Mitra Diocesana de Umuarama, que terá que dividir com o padre a indenização de R$ 100 mil à vítima dos abusos.

Na época, o jovem tinha 14 anos e disse à polícia que manteve relações sexuais com o padre em sua casa. O padre, então com 39 anos, foi afastado das suas funções e, há alguns anos, deixou a Igreja Católica.

Ao também manter a responsabilização solidária, a relatora apontou que, no caso envolvendo a Diocese de Umuarama, as atividades que permeavam a relação, como ordens, diretrizes e normas, “são características da vida religiosa com mais de um milênio de tradição, não por delegação, e sim por voto espiritual”. 

Em seu voto, declarou que “a igreja não pode ser indiferente aos atos praticados por quem age em seu nome ou em proveito da função religiosa, sob pena de trair a confiança que nela própria depositam os fiéis".

Segundo a relatora, existia uma relação voluntária de dependência entre o padre e a entidade religiosa, com o primeiro recebendo ordens da segunda parte e estando submetido ao seu poder de direção e vigilância. Assim, “torna-se ainda mais reprovável a conduta do padre, que foi condenado por abusar de fieis”.

O advogado da diocese, Hugo Cysneiros, disse que vai recorrer da decisão:

- A Igreja não tem como vigiar alguém 24 horas, principalmente quando não tem a ver com a sua atividade como sacerdote e está dentro de sua casa, à noite. A decisão teve caráter justiceiro e pouquíssima técnica. É uma visão deturpada. Agride o Direito Canônico.o globo

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee