Pages

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

ESTRUPO FENÔMENO CRESCENTE NA SOCIEDADE BRASILEIRA

Por ipuemfoco   Postado  quarta-feira, novembro 06, 2013   Sem Comentários

                             


Acaba de ser publicado o 7º Anuário Brasileiro de Segurança Pública. Um dos itens trata do crime de estupro. O resultado não é bom para o Ceará, apresentado como o segundo estado da região Nordeste em número de registros. Entre 2011 e 2012 houve um incremento de 11,4% nos casos de estupros entre os anos de 2011 e 2012. No último ano, 1.483 casos foram denunciados no Estado.
 
O estudo foi feito pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública. O anuário leva em conta apenas os casos nos quais a ocorrência policial foi registrada e não indica o número de vítimas envolvidas em cada denúncia. Estima-se que a realidade é bem mais grave, pois muitos casos não vêm ao conhecimento dos órgãos de segurança, posto que não denunciados. As vítimas têm um pudor natural em revelar o abuso sofrido, ou temem sofrer mais violência por parte dos autores.


No mesmo período, o Brasil registrou um aumento de 18,17% nas denúncias de estupro. O aspecto relevante é que, em termos nacionais, o número de estupros superou a quantidade de homicídios dolosos. E veja-se que este último tipo de crime eliminou 47.136 pessoas em 2012. Nenhuma guerra em curso, nem de longe, chegou a essas estatísticas no mesmo período. Enquanto isso, os casos de estupro alcançaram 50.617 registros.


O estupro não é um fenômeno localizado já que se encontra espalhado por todo o globo, alcançando países subdesenvolvidos e desenvolvidos. E ainda está muito ligado a uma cultura que, apesar de tudo, ainda não superou os preconceitos em relação à mulher como uma condição inferior de gênero.

O fenômeno, talvez, esteja também ligado, à pressão exercida pela erotização grassante da sociedade contemporânea. Na outra ponta, tem relação muito forte com as distorções sociais, sobretudo as que penalizam os extratos mais carentes da sociedade. Isso diz respeito, sobretudo, a um dos seus componentes - o incesto - muito facilitado pela promiscuidade das famílias mais carentes que se espremem em cômodos apertados.
 
Enfim, as causas são múltiplas e merecem uma atenção minuciosa para que a prevenção possa ser articulada, através de políticas públicas e pela ação eficiente das instituições do Estado para garantir a segurança de potenciais vítimas.O POVO

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee