Pages

terça-feira, 1 de outubro de 2013

PAPA:A CORTE É A LEBRA DO PAPADO''

Por ipuemfoco   Postado  terça-feira, outubro 01, 2013   Sem Comentários

                                 
Pontífice se reúne com G8 de cardeais para decidir o novo governo da Igreja
No dia em que o conselho de oito cardeais em Roma começa o seu trabalho para propor mudanças para a Igreja, o jornal italiano “La Repubblica” publica uma entrevista exclusiva de seu fundador, Eugenio Scalfari, com o Papa Francisco.


E, como de costume, o argentino Jorge Mario Bergoglio diz o que pensa, com uma simplicidade e espontaneidade, surpreendendo até mesmo o jornalista, declaradamente ateu, mas não anticlerical.

Em uma parte da entrevista, falando sobre a exortação de Jesus - “amar os outros como a si mesmo” -, Scalfari citou a palavra narcisismo. Francisco respondeu que ser narcisista indica “um amor fora do lugar por alguém” e que os mais afetados por essa “desordem natural” são pessoas que têm muito poder.

“Muitas vezes, os líderes são narcisistas”, disse o Papa.

Quando Scalfari comentou que muitos altos cargos da Igreja tem sido narcisistas, o Papa aceitou o desafio:

“Você sabe o que eu penso sobre isso? Os líderes da Igreja têm sido muitas vezes narcisista, lisonjeados com seus cortesões. A Corte é a lepra do papado”.

Perguntado sobre qual corte está se referindo, o Papa responde:

“Não, na Cúria há alguns cortesões, mas a Cúria como um todo é outra coisa. É o que se chama nos exércitos de gabinete do prefeito, gerencia os serviços necessários à Santa Sé. Mas tem um defeito: centraliza-se no Vaticano. Cuida dos interesses do Vaticano, que ainda são em grande parte os interesses temporários.

 Esta visão do Vaticano centrada esquece do mundo que nos rodeia. Eu não compartilho dessa visão e farei o meu melhor para mudar isso. A Igreja é ou deve se tornar uma comunidade do povo de Deus, e os sacerdotes, pastores, bispos estão a serviço do povo de Deus”.OGLOBO

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee