Pages

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

" NÃO HÁ POR QUE DILMA TEMER QUALQUER ADVERSÁRIO"

Por ipuemfoco   Postado  segunda-feira, outubro 14, 2013   Sem Comentários

:
Como dublê de candidato a presidente em 2014, Lula fala ao jornal Página 12, da Argentina, cobrindo a frente externa para a presidente Dilma Rousseff, mas sem descuidar dos adversários eleitorais; "A maioria da população vê Dilma como a única capaz de garantir o aprofundamento das reformas sem permitir retrocesso", disse ele; 

Às vésperas de uma conferência em Buenos Aires, Lula bateu duro nos Estados Unidos; "O Alca não era um processo de integração econômica, mas de anexação da América Latina aos Estados Unidos", disse; perguntado pelo jornalista Martín Granovsky se sua candidatura no lugar de Dilma é uma hipótese "absolutamente descartada" para 2014, Lula apenas respondeu com elogios a Dilma; íntegra

Cumprindo a risca o papel de dublê de candidato a presidente da República em 2014 – uma categoria que ele próprio criou para deixar claro que terá uma extensa agenda de campanha em paralelo à da presidente Dilma Rousseff -, o ex-presidente Lula deixou uma pergunta do jornalista Martín Granovsky, do jornal Página 12, da Argentina, sem resposta direta. 

Questionado se a sua própria candidatura está "absolutamente descartada" para 2014, o que só poderia ocorrer no lugar da candidatura de Dilma, Lula preferiu responder com elogios à presidente (íntegra abaixo).

Fora essa saia justa, a entrevista ao prestigiado tablóide, talvez a publicação de grande circulação na Argentina mais independente de grupos políticos e empresariais, abriu uma oportunidade a Lula para cobrir a frente externa para Dilma, mas sem deixar de fustigar, à sua maneira, os adversários internos.

- Não há motivo para Dilma temer qualquer adversário, disse Lula na entrevista. A população enxerga na presidente a pessoa mais confiável para aprofundar as reformas sociais e evitar um retrocesso nas conquistas alcançadas.

Para o ex, a explicação para a popularidade em alta da presidente – Dilma lidera todas as pesquisas de opinião para as eleições de 2014, com muitos cenários de vitória em primeiro turno – reside não apenas na economia, mas na maneira como Dilma respondeu às manifestações de junho.

"Ela foi de uma sensibilidade extraordinária. Fez um pacote de cinco grandes propostas para atender as vozes que se expressaram nas ruas, frisou Lula, que elencou a ideia do plebiscito para uma reforma política, o aumento de recursos no setor de transportes coletivos, a destinação de mais royalties do pré-sal para a Educação, o programa Mais Médicos e o compromisso de combater a inflação.

Lula disse que o seu segundo mandato "foi melhor do que o primeiro", para completar apostando que o de Dilma "também será".

O ex-presidente foi duro com os Estados Unidos, afirmando que o ciclo de desenvolvimento econômico e político da América Latina nos últimos dez anos só foi possível depois que os países da região negaram a entrada no acordo comercial da Alca, proposto pelos americanos.

- A América Latina só conseguiu crescer porque, em 2005, dissemos 'não' ao Alca. Tratava-se não de um processo de cooperação econômica, mas de anexação da nossa região pelos Estados Unidos.

Lula vê uma semelhança entre o boicote promovido pela ala do partido republicano conhecido como Tea Party ao orçamento do país, para bloquear o governo Barack Obama.

- No meu governo, a oposição cortou um imposto (CPFM) que dava 40 bilhões de reais ao ano para a Educação. A mim não atingiram, porque deixei o governo com 84 por cento de popularidade, mas prejudicaram o povo. É muito semelhante ao que está acontecendo agora lá nos Estados Unidos contra o governo do Obama.247

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee