Pages

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

LULA; PROPOSTA DE CONSTITUIÇÃO DO PT TORNARIA O BRASIL "INGOVERNÁVEL"

Por ipuemfoco   Postado  quarta-feira, outubro 02, 2013   Sem Comentários

                                    

Depois de votar contra o texto final da Constituição de 1988, o ex-presidente Lula afirmou, nesta terça-feira, que, se a proposta do PT tivesse sido aprovada, o Brasil seria "ingovernável". Ele ressaltou a participação popular na Assembleia Nacional Constituinte e saudou principalmente os direitos sociais presentes na Carta Magna.

- Se a nossa Constituição fosse aprovada, o país seria ingovernável, porque nós eramos duros na queda e muito exigentes. Votamos contra porque queríamos algo mais radical, que não foi possível porque só tínhamos 16 deputados - disse Lula em evento comemorativo dos 25 anos da Constituição, na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).


Lula citou, como propostas do PT derrotadas na Constituinte, a reforma agrária e o imposto sobre fortunas. O termo "ingovernável" já foi utilizado pelo então presidente José Sarney (PMDB-AP) para se referir à Constituição de 1988, devido aos direitos sociais incluídos no texto. Sarney também estava presente no evento desta terça-feira.

Durante a cerimônia de celebração dos 25 anos da Constituição, o senador e ex-presidente José Sarney (PMDB-AP) fez uma autocrítica. Ele reconheceu que como presidente da República na época da promulgação da Constituição, fez várias criticas a pontos do texto que dificultavam a governabilidade. Mas ressaltou os avanços sociais do texto.

- Eu critiquei algumas partes da Constituição. Mas reconheço que no capítulo dos direitos sociais, dos direitos humanos e dos diretos individuais, ela é irrepreensível – disse Sarney.

Já Lula fez uma referencia às declarações de Sarney, e citou uma frase de Ulysses Guimarães para rebater as criticas da época de que a constituição tornaria o país ingovernável.

- Ulysses respondia: a governabilidade está no social. A fome, a miséria e a doença não assistida, essas sim são ingovernáveis – disse Lula

Ao final da cerimonia, Lula assinou a proposta de iniciativa popular da OAB, sobre eleições limpas. A intenção da OAB é coletar 2 milhões de assinaturas para apresentar um projeto de lei. O presidente da OAB, Marcos Vinicius Furtado, comemorou o fato de Lula ter assinado o projeto e disse que a reforma política é urgente.

- Para nós, a Constituição não é um texto perfeito. Precisa ser adaptada ao momento atual. Uma reforma política é necessária – disse.

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee