Pages

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

MINISTRA CRITICA O PRECONCEITO CONTRA O BOLSA FAMÍLIA

Por ipuemfoco   Postado  quarta-feira, setembro 11, 2013   Sem Comentários

 :
Segundo Tereza Campello, do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, as pessoas imaginam que quem é pobre está nessa situação porque não quer trabalhar. "Isso não é verdade, a maioria trabalha"; ela lembrou dados que mostram que entre os adultos beneficiários do Programa Bolsa Família, 70% trabalham. "Eles trabalham muito mais do que nós mesmos"

Fernanda Cruz
Repórter da Agência Brasil

A ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, criticou hoje (11) o que chamou de um dos mitos que envolvem a pobreza. Segundo ela, as pessoas imaginam que quem é pobre está nessa situação porque não quer trabalhar. "Isso não é verdade, a maioria trabalha", disse.

Durante o evento Um Mundo sem Fome: Estratégias de Superação da Miséria no Brasil e na África, na capital paulista, Tereza Campello lembrou dados que mostram que entre os adultos beneficiários do Programa Bolsa Família, 70% trabalham. "Eles trabalham muito mais do que nós mesmos, trabalham de sol a sol, no Nordeste por exemplo, e mesmo assim não conseguem o suficiente para sair da linha da pobreza".

O governo, segundo ela, foca em estratégias para que esses beneficiários conquistem a independência em relação ao programa, já que que caso o Bolsa Família deixe de existir, essas pessoas retornariam à situação de pobreza. "Todo o nosso esforço é para qualificar essa população", reforçou.

De acordo com a ministra, o país era carente de cursos de qualificação profissional, como os do Sistema S (entre eles Senai, Senac, Sesc, Sesi), voltados à camada da população composta por pessoas de baixa escolaridade. Ela disse que, antes, para se formar como pintor, jardineiro ou auxiliar de cozinha, por exemplo, era necessário ter ensino médio. Mas esse cenário mudou, ressaltou.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que também participou do evento, concordou com as afirmações da ministra e criticou o preconceito vivido pelos beneficiários do Bolsa Família. "Ainda tem gente que acha que dar dinheiro para pobre é criar vagabundo", declarou.

Lula destacou a necessidade de buscar pessoas que vivem com renda abaixo da linha da pobreza e que ainda não integram o programa federal. "Ninguém tem orgulho de dizer que passou fome, as pessoas têm vergonha de reconhecer".

Edição: Graça Adjuto

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee