Pages

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

SENADO APROVA PERDA DO CARGO PARA MAGISTRADO ENVOLVIDO COM CORRUPÇÃO

Por ipuemfoco   Postado  quarta-feira, agosto 07, 2013   Sem Comentários


O Senado aprovou, por unanimidade, nesta terça-feira, a proposta de emenda à constituição (PEC) que prevê o fim da aposentadoria compulsória como pena para magistrados e membros do Ministério Público (MP) que cometerem crimes e forem condenados judicialmente.


A medida, que ainda terá de ser apreciada pela Câmara, determina que a perda do cargo ocorra pelo voto de dois terços dos membros do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A ideia do autor da proposta, senador Humberto Costa (PT-PE), é acabar com um “privilégio absurdo” oferecido a esse segmento e coibir a corrupção.


De acordo com o projeto, concluído o processo administrativo disciplinar, o Conselho Nacional de Justiça terá 30 dias para representar ao Ministério Público a propositura de ação judicial. Nesse período, o magistrado fica afastado das suas funções, com vencimentos proporcionais, até o trânsito em julgado da sentença.

O MP terá 90 dias para se pronunciar sobre a representação. Caso seja condenado, o magistrado perde o direito a sua aposentadoria. Fica sujeito ao regime geral de Previdência, com vencimento de R$ 3,8 mil.

— Não veremos mais casos como o do Lalau no Brasil, casos de juízes e promotores condenados por corrupção e continuaram com seus vencimentos integrais. Com essa PEC, acabamos com esse privilégio. Não é possível aceitar que alguém cometa um crime no exercício do seu cargo e ainda seja abençoado com a aposentadoria integral — afirmou o senador Blairo Maggi (PR-MT), relator da PEC.

O senador destacou que as manifestações populares dos últimos meses contribuíram para que a proposta fosse levada à apreciação do Congresso. De acordo com Blairo Maggi, os membros do Judiciário, antes reativos à medida, perceberam que seria preciso ceder nesse ponto para atender as reivindicações das ruas.

O autor da PEC, senador Humberto Costa (PT-PE), afirmou que a PEC prevê uma tramitação mais célere dos processos contra magistrados, ao estabelecer prazos para o Conselho e para o MP, sob pena de configurar infração disciplinar se não forem cumpridos. Para o senador, a PEC corrige uma anomalia que persistia na carreira.

— Essa PEC garante o fim da situação absurda que é alguém ser aposentado compulsoriamente como se fosse uma pena, quando, na verdade, é um prêmio — disse Costa.
OGLOBO

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee