Pages

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

PAPA APROVA NOVAS MEDIDAS CONTRA LAVAGEM DE DINHEIRO

Por ipuemfoco   Postado  quinta-feira, agosto 08, 2013   Sem Comentários




Iniciativa combate ainda financiamento do terrorismo e proliferação de armas

O papa Francisco aprovou nesta quinta-feira novas medidas para prevenção e combate à lavagem de dinheiro nas operações financeiras do Vaticano.




O documento prevê ainda a criação de uma Comissão de Segurança Financeira, em resposta a uma recomendação do comitê de especialistas europeus Moneyval, que combate a lavagem de dinheiro. 

“As medidas visam promover a integridade, a estabilidade e a transparência dos setores financeiros e econômicos e a prevenção e repressão da criminalidade”, diz o comunicado.

O documento ainda visa barrar o financiamento do terrorismo e a proliferação de armas de destruição em massa, informou a Santa Sé em comunicado. As iniciativas foram aprovados por meio de um "Motu Proprio" (documento papal) e são uma sequência das ações contra atividades ilegais adotadas pelo agora papa emérito Bento XVI, em 30 de dezembro de 2010.

No mês passado, a Santa Sé anunciou um acordo com a Itália sobre a troca de informações financeiras e bancárias para combater a lavagem de dinheiro. O Vaticano está realizando reformas em seu banco, o Instituto para Obras da Religião (IOR), cuja reputação foi maculada por três décadas de escândalos. O caso mais grave foi em 1982 com a falência do Banco Ambrosiano, um escândalo bancário que envolveu a CIA (Agência de Inteligência Americana) e a maçonaria.

Bento XVI, e agora seu sucessor Francisco, decidiram colocar ordem no IOR, nomeando sucessivamente novos responsáveis e instaurando controles cada vez mais severos por este instituto, principalmente com a criação da Autoridade de Informação Financeira (AIF), no final de dezembro de 2010.
(Com agência EFE)

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee