Pages

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

INVESTIGAÇÃO EM PREFEITURA;PROMOTORES DENUNCIAM EXISTÊNCIA DE PRESSÃO POLÍTICA

Por ipuemfoco   Postado  quarta-feira, agosto 07, 2013   Sem Comentários

                                 
Uma entrevista coletiva, foi a maneira utilizada pelo Ministério Público do Ceará (MPCe) para esclarecer a população de Quixeramobim acerca das ações da instituição neste município do Sertão Central em relação às investigações feitas contra a atual gestão municipal. 


Nos últimos dias, após o MP ingressar com o pedido de impeachment do prefeito Cirilo Pimenta, começou a se formar no Facebook um movimento em protesto contra o promotor de Justiça Igor Pinheiro, representante neste município do Sertão Central.

A reunião contou com á solidariedade de outros representantes do Ministério Público. Do lado de fora, manifestantes fizeram panfletagem contrárias as atividades desenvolvidas pelo promotor público no município 

Além da rede social, um grupo contrário ao promotor começou a distribuir panfletos pela cidade. Pretendem realizar uma mobilização nesta quarta-feira, dia 7, com local e hora marcados, às 7 horas, em frente ao Salão Paroquial, onde começou a funcionar provisoriamente a Câmara de Vereadores. 

O movimento "# Fora Igor ! Quixeramobim Apavorado !" também pede aos internautas para assinarem um abaixo assinado, mandar e-mail e deixar recado no Facebook para o procurador do Estado, Ricardo Machado.

Enquanto oito manifestantes distribuíam panfletos e fixavam adesivos nos veículos automotores, num semáforo, no Centro da cidade, o auditório lotado da Escola Profissional de Quixeramobim Dr. José Alves da Silveira, mais conhecida como Escola Profissionalizante, acompanhava os pronunciamentos dos promotores Marcelo Pires e Plácido Rios, este último presidente da Associação Cearense do Ministério Público (ACMP), em solidariedade ao promotor Igor Pinheiro. À mesa também estava o corregedor Geral do MP, Marcos Tibério.

Unânimes, os promotores classificaram o movimento dirigido a Igor Pinheiro como hostil e politiqueiro, para atingir e intimidar as ações do Ministério Público em Quixeramobim. Além de esclarecer a ação do MP como apartidária e reforçar a legitimidade do colega, Marcelo Pires destacou o reforço de mais sete promotores e três procuradores do Estado aos trabalhos de combate à corrupção neste município, realizados pela equipe comandada pelo promotor Igor com o apoio da Polícia Judiciária.

Segundo Marcelo Pires, coordenador regional do Ministério Público, os atos praticados pelos manifestantes, um pequeno grupo, são criminosos e com o mesmo rigor, como tem ocorrido em todas as ações, as responsabilidades serão apuradas.

Ele ainda apontou o movimento como tendencioso e politiqueiro, de descontentes com o trabalho da promotoria. "É uma clara demonstração de afronta aos agentes públicos. Eles inclusive programaram para esta quarta-feira, no dia em que a Câmara discutirá o pedido de impeachment do prefeito para realizarem esta manifestação", ressaltou.

Política

Plácido Rios, reafirmou em seu pronunciamento o teor da nota emitida sobre a atuação do MP explicando ter a ação na Operação Quixeramobim se desenvolvido seguindo critérios eminentemente técnicos, embasados em dados colhidos em rigorosas e complexas investigações, todas amparadas e recepcionadas pelo Poder Judiciário do Estado do Ceará. 

Todavia, há insistência em desviar o foco e a condução dos processos em trâmite, procurando transformar uma questão eminentemente jurídica, numa questão de fundo político. O promotor Igor Pinheiro se apresentou ao púbico como um espectador, mas citou o momento como uma demonstração de unidade do MP, uniforme e de encontro com o anseio popular. Na oportunidade esclareceu não ter qualquer envolvimento com a demissão de terceirizados no Município.

"O meu trabalho continuará sendo feito, doa a quem doer. Não estou aqui para fazer graça e nem ser simpático com ninguém. Não aceitarei ingerência e não recebo ordens de ninguém", completou sob aplausos.

Enquanto promotores e procuradores recebiam elogios no auditório, do outro lado da cidade o grupo de manifestantes continuava distribuindo panfletos e fixando adesivos. Conforme um dos líderes do movimento "Fora Igor", Aécio Holanda, o promotor deixou a cidade apavorada. 

Após assumir seu ofício, na proteção dos interesses sociais e coletivos, acabou sendo manipulado pelos opositores políticos da atual administração e por esse motivo passou a perseguir o atual prefeito e sua equipe. 

Por esse motivo resolveram iniciar a mobilização, pela substituição do promotor. Segundo ele e os organizadores mais de mil pessoas deverão participar da manifestação na manhã de hoje, em Quixeramobim. 

A reportagem procurou ouvir a presidente da Aprece, Adriana Pinheiro, mas até o fechamento da edição não foi mantido contato.DN

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee