Pages

quinta-feira, 11 de julho de 2013

'DILMA É A CARA DAS RUAS ,MAS A MÁQUINA TRITURA',DIZ JACQUES WAGNER

Por ipuemfoco   Postado  quinta-feira, julho 11, 2013   Sem Comentários



Com um olho nos protestos que se espalharam pelo País e outro nos seus efeitos para as eleições presidenciais de 2014, o governador da Bahia, Jacques Wagner, reconhece que o PT se transformou no principal alvo dos manifestantes, sobretudo dos mais jovens.




Em entrevista ao iG , o governador afirma que a “fadiga de material” petista diante da população é explicada pelos mais de dez anos de poder.

Jacques Wagner sublinha, no entanto, que, mesmo com o desgaste comprovado pela queda de 27 pontos na aprovação ao governo, a presidente Dilma Rousseff representa aquilo que os manifestantes têm pedido nas ruas: uma líder que se recusa a fazer a política pequena e a ceder a negociatas dos políticos tradicionais. 

“Se nós não mudarmos o sistema político pode sonhar com quem quiser que ninguém vai conseguir fazer nada”, sugere.

Segundo ele, o desgaste do PT se deve sobretudo ao fato de que os mais jovens não viram o partido que se notabilizou pela voz de oposição e pela boa relação com os movimentos sociais. 

“Na oposição você tem um microfone para protestar. Quando vira governo tem que executar aquilo que você disse e é claro que a execução não tem a rapidez e abrangência que a demanda das ruas exige. Então você vira vidraça”, afirma o governador. 


Apoio a Campos em 2018 

O tempo no poder e o desgaste daí decorrentes reforçam a tese que Wagner tem defendido na cúpula petista e nas conversas no Palácio do Planalto: o PT deve abrir mão da cabeça de chapa na sucessão presidencial em 2018 – isso se Dilma for reeleita em 2014. 

“A alternância de poder é o que oxigena a democracia”, diz ele. “Sou a favor da renovação por dentro, que é melhor do que por fora”.

Para ele, a “renovação por dentro” tem nome: Eduardo Campos, do PSB. Segundo Jacques Wagner, o partido deveria apoiar o governador de Pernambuco como alternativa à sucessão da atual presidente. 

Wagner acha, porém, que Campos errou ao se lançar já para 2014. As conversas sugerem, segundo ele, que o mal-estar gerado com os petistas pode ser revertido.

Carioca, ex-prefeito de Camaçari (BA), ex-deputado federal e ex-ministro do governo do presidente Lula (Trabalho e Relações Institucionais), o governador terminará seu segundo mandato no ano que vem. Mas promete não se candidatar. 

“Vou até o fim”, assegura, candidatando-se desde já a um posto no ministério de um eventual segundo mandato de Dilma.

Wagner defende o plebiscito para a reforma política, proposto pelo governo. Mas sublinha que qualquer mudança só deve valer para 2018 ou 2022.IG

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee