Pages

segunda-feira, 3 de junho de 2013

QUADRILHA É PRESA QUANDO TENTAVA FRAUDAR CONCURSO DO MP-CE

Por .   Postado  segunda-feira, junho 03, 2013   Sem Comentários

                          
Disputado por cerca de 15 mil candidatos, o concurso do Ministério Público do Estado do Ceará (MP-CE) realizado ontem estava na mira do esquema de uma quadrilha interestadual especializada em fraudar certames. 

Apontadas como integrantes do grupo após 15 dias de investigações, sete pessoas foram presas preventivamente numa operação deflagrada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco/MP) com o apoio da Polícia Civil e Coordenadoria de Inteligência da Secretaria da Segurança (Coin).

De acordo com o promotor de Justiça Manoel Epaminondas Vasconcelos, o esquema funcionava da seguinte forma: Roberto Clodoaldo Gomes Feitosa, apontado como chefe da quadrilha, faria a prova e sairia cedo para dar o gabarito a seis “repassadores”. Eles, por sua vez, diriam as respostas para os candidatos.

Os acusados de serem “repassadores” que foram presos são: Antônio Alberto Peixoto Mota, Crislane Gonçalves Pires Mota, Nailane Gonçalves Pires, Alano Barbosa Caetano, Paulo de Carvalho Oliveira e Emanuel da Silva Ripardo. Todos foram capturados em Fortaleza. 

Apenas Roberto Clodoaldo foi pego em Caucaia, onde mora. Com ele, a Polícia encontrou um revólver calibre 38 em situação irregular e munição. “Eles transmitiriam via rádio para um ponto eletrônico quase imperceptível no ouvido do candidato”, revelou o promotor.

O MP estima que até 30 pessoas teriam contratado a quadrilha. Valor do serviço: R$ 30 mil. Total do golpe: R$ 900 mil, portanto. Contudo, segundo Epaminondas Vasconcelos, nenhuma chegou a fazer a prova porque Clodoaldo desistiu do esquema às 16 horas do sábado, 1º. “Pegaram (via interceptação telefônica) ele desmanchando tudo. Ele sabia que estava sendo monitorado.”

A ideia era prender todos em flagrante, algo impossibilitado pela desistência do grupo. Por isto, as prisões foram preventivas e duram cinco dias. Todos estão na Delegacia de Capturas, exceto uma das integrantes. Ela foi liberada por estar amamentando um bebê de apenas três meses, situação classificada pelo promotor como “excepcionalíssima.”

Conforme o MP, Roberto Clodoaldo, apontado como líder, já responde a processos na Justiça Federal por fraude de concurso. A quadrilha teria atuado em certames de prefeituras cearenses e fora do Estado.

O promotor admite “efeitos colaterais” no concurso do MP por conta da operação (leia mais na página 5). 

Mas pondera: “proibimos a entrada de celulares em todos os locais de prova porque pretendíamos fazer detecção de metais em todos os candidatos para evitar fraude e o concurso ser 100% lícito. Posso garantir, com toda a certeza, que fechamos todas as possibilidades de fraude. Os candidatos podem ficar tranquilos. Não foi detectada nenhuma durante a prova.”o povo

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee