Pages

terça-feira, 7 de maio de 2013

O DESAPARECIMENTO DO PT NO CEARÁ

Por .   Postado  terça-feira, maio 07, 2013   Sem Comentários

                               
A direção nacional do PT monitora com atenção cada passo do partido no Ceará. A ordem é identificar quaisquer movimentos dos dissidentes, que fazem oposição a Cid Gomes (PSB), e chama-los para conversar. Não à toa. Hoje, o governador do Ceará é o mais útil dos aliados do Palácio do Planalto, pela insistente crítica que tem feito à pretensão presidencial do dirigente de seu próprio partido, Eduardo Campos. 

Não há aliado no País, petista ou não, que sirva tanto aos interesses da presidente Dilma Rousseff (PT) quanto Cid. E a reeleição no Governo Federal é prioridade máxima para a sigla. O preço disso, desde que Luizianne Lins foi desalojada da Prefeitura da Capital, tem sido a gradual anulação do PT no âmbito estadual. 

Desde a fundação – já se vão lá mais de 30 anos – nunca se viu a legenda tão alheia a qualquer discussão ou decisão relativa à esfera pública no Estado. Transformou-se, no Ceará, na ocupação de quatro secretarias, ainda que todas absolutamente estratégicas – com desempenhos que variam do muito bom ao pavoroso.

A primazia da disputa federal é questão de lógica elementar, mas a forma como o PT deliberadamente se mantém à parte das formulações e da definição de rumos da política estadual contraria sua própria natureza. O partido se coloca como se algemado estivesse – e não por coerção, mas por pragmatismo.

Um petista graduado, que pede para não ser identificado, mostra-se particularmente preocupado até com as condições com que o PT entra na própria negociação de formação da chapa para 2014. “Você não se alia com cachorro doente”, lembra. Situação que pode gerar inconveniente para o próprio aliado que tentar desfrutar do apoio petista.

Cada vez mais sem inserção, relevância e diálogo com a sociedade, o partido dificilmente entregará a mercadoria eleitoral que o candidato a governador que Cid indicar esperaria receber.

PARTIDO SOME NO CEARÁ, LÍDERES CRESCEM EM BRASÍLIA

Curiosamente, a cada vez menor relevância petista no âmbito estadual coincide com momento ímpar de seus principais expoentes em Brasília. Atualmente, o nome mais forte do PT cearense, o deputado federal José Guimarães, é líder da bancada na Câmara dos Deputados. 

E o senador José Pimentel é líder do governo Dilma no Congresso Nacional. São as posições de maior destaque já ocupadas por membros da legenda no Ceará. Até pela inserção nas questões palacianas, a questão local fica minimizada.

Fortaleza é, evidentemente, caso particular. Na Capital, os vereadores até tentam se movimentar. Mas, evidentemente, com a cautela recomendável a quem se contrapõe a administração que acaba de entra no quinto mês. Além disso, é notória a falta de treino para fazer oposição, após tanto tempo desfrutando do banquete do poder.

QUEM PODE MORDISCAR O CAPITAL PETISTA

Rio de Janeiro e Maranhão, em diferentes momentos, são exemplos de locais onde o PT se anulou em nome de contingências nacionais. E como eleitor não é obrigado a mudar de opinião porque o partido mudou, a história mostra bem que o capital político migra. 

Em Fortaleza mesmo, no ano passado, o PDT, com Heitor Férrer, e o Psol, com Renato Roseno, avançaram em redutos tradicionalmente petistas. Juntos, tiveram 32,8% dos votos válidos, o que seria suficiente para ir ao 2º turno na primeira colocação.

Para 2014, estão dadas as condições para candidato com perfil similar avançar sobre esse campo. Sobretudo com o alijamento do grupo da ex-prefeita Luizianne no processo, as condições de o PT transferir esses votos – que nem sabe ainda se tem – para o candidato de Cid são pertos de nulas. Nada que nem remotamente se aproxime de risco de derrota do candidato do governador. Tal cenário não está posto.

Mas há perspectiva real de um Renato Roseno, por exemplo, ter desempenho similar ao de Marcelo Freixo (Psol) no Rio de Janeiro, que obteve 28% na Capital. E, a partir daí, passar a pavimentar alternativa real ao PT cearense.O POVO 



Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee