Pages

sexta-feira, 31 de maio de 2013

ÍNDIO MORRE EM CONFLITO COM A POLÍCIA FEDERAL POR INVASÃO DE TERRA

Por .   Postado  sexta-feira, maio 31, 2013   Sem Comentários

  Índios resistiram à ação de reintegração de posse de fazenda em MS Foto: Reprodução / TV Globo
Um índio morreu e outros 14 ficaram feridos durante o confronto com a Polícia Federal e a Polícia Militar em reintegração de posse na fazenda Buriti, em Sidrolândia, cidade a 72 km de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, na manhã desta quinta-feira. 

Segundo a Funai e a Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, as vítimas são da etnia terena. Quatro policiais, segundo as autoridades, também sofreram ferimentos. O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, determinou à PF que abra inquérito para investigar a morte do índio na ação de desocupação.

Durante a reintegração, um índio de 32 anos, identificado como Oziel Gabriel, morreu. Segundo médicos que atenderam a vítima, ele levou um tiro no abdômen. A "TV Morena", afiliada da Rede Globo no estado, mostra imagem de um índio ferido. A Polícia Militar, no entanto, afirmou que usou apenas balas de borracha.

Os invasores estão acampados na fazenda 3R, que fica ao lado do local onde foram retirados. Segundo Jorge das Neves, servidor da Funai que acompanha o caso desde o início, há risco de novos confrontos. De acordo com ele, quando o corpo de Oziel chegou à aldeia, o pai dele, Evilázio Gabriel, teve um infarto e morreu.

O corpo de Oziel Gabriel vai ser enterrado na manhã desta sexta-feira, na aldeia Córrego do Meio, onde ele morava com a mulher e dois filhos adolescentes.

- Com a morte os índios estão revoltados. Esta noite tudo pode mudar. Agora eles vão lutar até o fim. O clima está muito tenso na área - afirmou Neves

- Eles pediram para sair, falamos que não íamos sair e eles começaram a jogar bomba e dar tiros de borrachas – disse o terena Kali Hoê.

Ele fazia parte do grupo que ocupou a fazenda Buriti e afirma que o clima continua tenso e os índios pretendem fazer a reocupação.

- Agora a gente vai vir com força. Se um dos nossos morreu muitos acham que devem lutar até a morte – declarou o indígena.

Ele disse que no momento da chegada das polícias, havia cerca de mil indígenas. Agora, com a morte de Oziel, o número é bem maior.

No final da tarde, 17 indígenas foram presos e levados para a sede da Superintendência da Polícia Federal em Campo Grande. Segundo a PF, com eles foram apreendidas três armas de fogo, vários arcos e flechas e o colete usado por um dos policiais que foi atingido por tiros. A PF não informou o motivo das prisões.

Com os rostos com pinturas de guerra, os índios se recusam a deixar a área. Eles teriam ateado fogo à casa onde funciona a sede da fazenda. No último dia 20 de maio, O GLOBO mostrou que o clima na região já não estava nada amistoso entre terenas e fazendeiros.

Centenas de índios ocupam a fazenda Buriti desde 15 de maio. No dia 16 de maio, um mandado de reintegração de posse já ordenava a retirada dos índios da área. Na ocasião, policiais estiveram no local, mas não houve acordo. Na quarta-feira, a Justiça realizou uma audiência entre as partes, para tentar chegar a um acordo, o que acabou não acontecendo. 

Por isso, o juiz Renato Toniasso determinou a reintegração da posse imediata, sob pena de multa de R$ 10 mil diários para quem descumprisse ou impedisse o cumprimento da ordem. A Polícia Federal, a Fundação Nacional do Índio (Funai) e o fazendeiro dono da área foram avisados judicialmente no fim da tarde sobre a decisão.


A operação para reintegração começou no início da manhã desta quinta-feira e ainda está em andamento. Quatro ônibus da tropa de elite da Polícia Militar, dez carros da Polícia Federal, um veículo para combate a incêndios e um de resgate do Corpo de Bombeiros estão na fazenda. Os policiais e um oficial de Justiça tentaram convencer os índios a deixar a área, mas não conseguiram.

No ano passado, o ex-deputado estadual e federal Ricardo Bacha, que diz ser dono da fazenda, conseguiu no Supremo Tribunal Federal decisão judicial determinando a suspensão do processo de demarcação da propriedade como área indígena.

Bacha disse que não vai falar sobre o assunto até receber oficialmente as informações sobre o que ocorreu durante a ação policial.

- A única informação oficial que recebi é que colocaram fogo na sede da fazenda – disse ele.

Também no final da tarde, a Polícia Militar recebeu a informação de que um grupo de índios voltou à fazenda Buriti para incendiar o prédio onde funcionava o depósito.

O conflito entres índios e fazendeiros na região já dura 13 anos. Em 2010, a Funai declarou a área de 17 mil hectares como pertencente aos índios. Mas as terras nunca foram demarcadas pelo Ministério da Justiça e em junho do ano passado a Justiça decidiu que a área pertence aos produtores rurais.

Nota

O governo de Mato Grosso do Sul garantiu que os policiais militares que participaram da ação não usaram armamento letal.

Em nota divulgada esta tarde, o governo sul-mato-grossense diz que os policiais militares apoiavam à ação coordenada pela Polícia Federal (PF), em cumprimento à decisão judicial.

Ainda segundo o governo estadual, a tropa só usa armamento municiado com balas de borracha e equipamentos necessários à proteção dos próprios policiais.

"O comando da Polícia Militar recebeu, da Polícia Federal, informação de que contra os policiais teria sido utilizada arma de fogo", informa a nota, acrescentando que o governador André Puccinelli tentou contato com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, a fim de pedir ações do governo federal para "aliviar a tensão e evitar novos conflitos, considerando que a questão fundiária e dos interesses dos indígenas é responsabilidade da União".

"Não sendo possível o contato, o governador falou com o general Roberto Sebastião Peternelli Junior que está substituindo o ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, José Elito Carvalho Siqueira, e pediu intervenção imediata do governo Federal para que a situação seja resolvida", conclui a nota.OGLOBO






Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee