Pages

terça-feira, 28 de maio de 2013

BOLSA FAMÍLIA; PRESIDENTE ADMITE ERRO DA CAIXA ECONÔMICA

Por .   Postado  terça-feira, maio 28, 2013   Sem Comentários


O presidente da CEF (Caixa Econômica Federal), Jorge Hereda, admitiu, nesta segunda-feira (27), que a direção do banco cometeu um engano ao dizer que o dinheiro do Bolsa Família teria sido disponibilizado no dia 18 de maio, sábado em que foi registrado o possível boato de que o programa iria acabar.

Os recursos para pagamentos do Bolsa Família foram antecipados e estavam disponíveis na manhã de sexta-feira (17), antes de qualquer boato, devido a uma reformulação do sistema de pagamento.

Hereda admitiu o equívoco e pediu desculpas pela informação errada.

— Tivemos uma informação equivocada com relação a data que se abriu o sistema e isso gerou uma informação imprecisa da Caixa. Essa imprecisão só se justifica pelo momento que estávamos vivendo, peço desculpa por esse engano.

Depois do suposto boato de que o Bolsa-Família iria acabar, os beneficiários correram até as agências da Caixa e resgataram R$ 152 milhões entre os dias 18 e 19 de maio. A assessoria da Caixa informou que foram realizados 900 mil saques nesse período de dois dias.

No fim de semana em que foi registrado o problema, o vice-presidente da área de Governo da Caixa, José Urbano, informou que o banco teria tomado a decisão de liberar o dinheiro no sábado para evitar tumulto. No entanto, os recursos estavam disponíveis para todos os beneficiários um dia antes.

1 milhão de beneficiários com dupla identificação

O dinheiro foi liberado antes por uma decisão da área operacional da Caixa, antes do boato. Isso porque o sistema que identifica todos os cidadãos que participam de algum programa social do governo está sendo reformulado desde março.

O governo identificou que cerca de 1 milhão de beneficiários eram identificados com dois NIS (Número de Identificação Social), mas não sabia quem eram essas pessoas.

O objetivo era unificar os registros para impedir fraudes no programa. Mas, como a data de saque do Bolsa Família depende do último dígito do NIS, as mudanças poderiam gerar confusão nos beneficiários.

O presidente do banco alega que os cidadãos poderiam ir até as agências e não conseguir sacar o dinheiro, por causa da mudança na data de pagamento.


A Caixa não divulgou esse procedimento para população. Segundo o presidente do banco, a intenção era evitar transtornos às famílias. Além disso, a Caixa não foi capaz de identificar quais eram as pessoas que teriam o número modificado. Por isso, antecipou o pagamento para todos os beneficiários.

Mesmo omitindo a informação, Jorge Hereda acredita que a decisão foi crucial para evitar uma confusão ainda maior.

— A intenção da Caixa, ao nosso ver, foi acertada, foi garantir que todos tivessem acesso ao pagamento neste mês e a gente conseguisse, ao mesmo tempo, regularizar a situação do NIS.

Apesar da informação imprecisa, o presidente da Caixa garante que não foi isso que causou à corrida às agências. Segundo Hereda, na sexta-feira em que foi antecipado o pagamento, o comportamento dos saques foi normal.R7

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee