Pages

quinta-feira, 11 de abril de 2013

GOVERNADOR CID GOMES SE REÚNE COM GESTORES PÚBLICOS EM FORTALEZA

Por .   Postado  quinta-feira, abril 11, 2013   Sem Comentários


Qualificar os gestores públicos para que, dessa forma, seja melhorada a qualidade de vida da população. Com essa proposta, começará amanhã o I Seminário Prefeitos 2013 -– Cenários de Desafios e Oportunidades, nos próximos dias 12 e 13 de abril, no Centro de Eventos, em Fortaleza.
 O governador Cid Gomes abrirá o encontro dos 184 gestores municipais que buscam qualificação e, sobretudo, informações para desenhar os caminhos mais adequados e as melhores estratégias para governar com maior aproveitamento após os 100 primeiros dias de administração à frente das Prefeituras.

O I Seminário Prefeitos Ceará 2013 – Cenários de Desafios e Oportunidades será realizado pela Fundação de Cultura e Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Funcepe) e Prática Eventos, com patrocínio da Prefeitura de Fortaleza, Fecomércio, Banco do Nordeste e Câmara municipal de Fortaleza; com apoio institucional da Fiec; e promoção do Diário do Nordeste. 


Para os prefeitos, é mais uma oportunidade de ampliar um leque de alternativas para superar problemas históricos e outros mais recentes encontrados nas administrações públicas, no Estado. 

“O Seminário representa um momento de inovação dos conhecimentos”, acredita a prefeita de Tarrafas, Lucinha Oliveira. Para ela, o evento representa muito para a população dos municípios. 

“Os reflexos do encontro surgem em forma de obras, já que juntos, os prefeitos podem enumerar as demandas de suas cidades e levá-las ao governador do Estado”, complementa a prefeita de Tarrafas.

Na opinião do prefeito de Sobral, Veveu Arruda, será oportunidade de trocar experiências. “Irei conversar com os meus colegas, principalmente sobre as experiências de Sobral, minhas expectativas para os próximos quatro anos. Irei continuar com essa gestão participativa, que dialoga com sociedade civil e trabalha junto o planejamento. Resultará numa imprescindível troca de experiências”, diz.

Presente e futuro
Segundo ele, os mais importantes aspectos da administração pública, que perduram por mais de uma gestão, por exemplo, poderão ser debatidos com maior profundidade. “Temos que ter uma visão do futuro, nosso planejamento deve ser em largo tempo, para 20 anos ou mais, não apenas na nossa gestão. 


Outro ponto será conversar sobre a qualificação dos servidores, a articulação regional e a busca de parcerias com Universidades e Centros de Inteligência, da Região e do Estado”, conta, parabenizando os organizadores e apoiadores do evento inédito no Estado do Ceará.

Também participarão dos debates o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) do Ceará, a Controladoria Geral do Estado, a Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece), o Instituto para Desenvolvimento de Consórcios e as secretarias estaduais das Cidades, Fazenda e Gestão e Planejamento.

Função social
Na opinião do gerente geral de Comercialização do jornal, Ruy do Ceará Filho, o evento também tem a missão de aproximar a população das discussões através de dois cadernos especiais que serão publicados amanhã e no dia 19 de abril. 


“Pela primeira vez, o Diário do Nordeste participa de um evento com essa especificidade, transcendendo sua função social de dar notícias, e colaborando com a formação qualificada desses gestores”, comenta.

Quatro profissionais da redação participarão das mesas: a editora do Caderno Regional, Valéria Feitosa; o editor de Política, Edison Silva; e os colunistas Egídio Serpa e Roberto Maciel.

“Por que comunicar? A partir dessa pergunta, pretendemos mostrar para o gestor público que ele tem o dever de apresentar a sua administração e a população tem o direito de saber como estão as políticas públicas. 


Sem falar que estas podem servir de exemplos para outros municípios e se tornarem vetores de uma política nacional, como já aconteceu aqui mesmo no Ceará”, analisa Valéria Feitosa.

Para Egídio Serpa, é uma chance de escutar especialistas e trazer à tona um “cardápio” de programas existentes no âmbito do governo federal, que, segundo ele, os prefeitos, às vezes, não têm acesso por falta de assessoria adequada. 


“Torço para que a nova safra de prefeitos habite as páginas de Economia dos jornais, dedicando-se ao esforço de moralizar a gestão municipal sob um império da lei, da ética e da criatividade”, conta. 

“Imagina-se que eles tenham ao longo desses 100 dias feito um levantamento e todas as carências do município. Podendo, assim, projetar para um bom caminho para o futuro de sua gestão”, conclui.

Para o presidente do TCM, Francisco Aguiar, o Seminário está alinhado com as responsabilidades do órgão. “Os municípios são carentes, as demandas da sociedade são muitas e urgentes. 


Precisamos, portanto, estar atentos à realidade, sem descuidar da necessidade de suprir as lacunas entre o dever (a obrigação de fazer) e o poder (a capacidade de realizar)”, conta.

Para o secretário das Cidades, Camilo Santana, os temas são atuais e de suma importância como o da Política Nacional de e Resíduos Sólidos. 


“Vamos abordar esse assunto. Às vezes, um prefeito sozinho não consegue resolver o problema. Mas junto com os de outros municípios sim. Vamos mostrar que essa experiência consorciada de gestão é uma boa alternativa”, emenda.dn

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee