Pages

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

PAPA BENTO 16,ENFRENTOU ESCÂNDALOS DE PEDO E SUSPEITA DE CORRUPÇÃO CONTRA A IGREJA CATÓLICAFELIA

Por .   Postado  segunda-feira, fevereiro 11, 2013   Sem Comentários


Bento 16 participa de audiência no dia em que renunciou ao cargo; veja fotos
<
O papa Bento 16, que anunciou sua renúncia nesta segunda-feira, foi escolhido como chefe da Igreja Católica em 2005 no lugar de João Paulo 2º.

Conservador, o cardeal alemão enfrentou durante o seu pontificado duros ataques contra Igreja Católica em escândalos e crises que foram apontados como responsáveis para o afastamento de fieis nos últimos anos.

Entre 2009 e 2010, Bento 16 teve de lidar com um volume crescente de acusações de que representantes da Igreja ajudaram acobertar casos de pedofilia em comunidades nos EUA e na Europa.

A Irlanda, um dos principais países envolvidos no escândalo, viu vários bispos e membros da Igreja renunciarem em meio às denúncias. A crise teve efeitos também no país de origem de Bento 16, a Alemanha, onde houve relatos de abusos em comunidades católicas.

Diante das críticas, o pontífice fez, em uma visita ao Reino Unido, em 2010, uma das críticas mais duras à sua igreja. Declarou que as autoridades católicas não foram vigilantes o suficiente e não souberam agir com rapidez nos casos de abusos sexuais cometidos contra crianças por padres católicos.

Na visita, Bento 16 chamou a pedofilia de "perversão" e disse que é necessário deixar aqueles que sofrem "dessa doença" o mais longe possível de suas possíveis vítimas, uma vez que o "livre arbítrio não funciona" quando a pessoa está acometida deste mal.

Os casos de suspeitas de pedofilia motivaram, por mais de uma vez, pedidos de perdão por parte do pontífice.

VATILEAKS

No mais recente escândalo que arranhou o pontificado do papa Bento 16, documentos vazados do Vaticano apontaram casos de corrupção e abuso na comunidade católica.

O ex-mordomo do papa, Paolo Gabriele, um dos poucos com acesso ao quarto de Bento 16, foi condenado a 18 meses de prisão por roubar os documentos. O caso ficou conhecido como VatiLeaks, em referência ao método do site Wikileaks de vazar papéis secretos.

"Não sou um ladrão. O que sinto mais fortemente dentro de mim é a convicção de que agi exclusivamente por amor, um amor visceral pela Igreja de Cristo e seu representante na Terra", disse ontem o ex-mordomo na audiência.

No início do julgamento ele já havia alegado que agiu motivado pelo desejo de ajudar o papa a se livrar da corrupção no Vaticano.


PRESERVATIVOS

Em outro caso de repercussão, gerou polêmica uma declaração de Bento 16 sobre o uso de preservativos.

No livro "Luz do Mundo", o pontífice afirmou ao jornalista alemão Peter Seewald que o uso de preservativos seria aceitável "em certos casos", para reduzir o risco de infecção do vírus da Aids.folha de sp


Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee