Pages

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

TORTURA FORA DO PERÍODO MILITAR SERÁ INVESTIGADA

Por .   Postado  segunda-feira, janeiro 14, 2013   Sem Comentários


A Comissão Nacional da Verdade (CNV) recebeu o primeiro relato de tortura sofrida fora do período militar (entre 1964 e 1985), o do empresário baiano Boris Tabacof, que foi preso em 1952, segundo divulgou nesta sexta-feira (11) a assessoria da comissão.

Boris Tabacof conta que ficou preso por mais de 400 dias por motivos políticos. De acordo com depoimento prestado em novembro à comissão, o empresário dava apoio, na Bahia, a um grupo de militares nacionalistas e comunistas que foram perseguidos nas Forças Armadas durante o governo de Vargas (1951-1954).
O depoimento é inédito, segundo assessoria da comissão, e o primeiro que chega à Comissão relatando tortura fora do período da ditadura militar.
“Eu nunca conversei com a família, nem com ninguém [sobre o período de tortura]. [...] Eu não sei explicar por que contar essas histórias, até mesmo dentro da família, foi sempre muito difícil”, disse Tabacof à CNV. Partes do relato foram divulgadas nesta sexta-feira (11) pela assessoria da comissão.
Tabacof era dirigente do Comitê Estadual do Partido Comunista Brasileiro (PCB), partido que deixou em 1956. Segundo ele, a legenda tinha uma organização secreta dentro das Forças Armadas, fato que foi investigado na época em inquéritos policiais militares instaurados em vários lugares do país.
A participação de Tabacof no grupo, segundo relatou, era limitada e indireta, dando apenas suporte técnico para a área militar. “Eu só tinha contato com uma pessoa, um cabo do Exército cujo nome de guerra era Plínio”, afirmou durante depoimento.
O empresário foi preso dentro de um ônibus, em outubro de 1952, com mais um civil e 28 militares, para responder a um inquérito sobre o envolvimento das Forças Armadas com o PCB.
“Foram bofetadas de todo o jeito e me arrancaram do ônibus, me colocaram numa caminhonete, e essa caminhonete foi direto para o Forte do Barbalho”. No local, que fica em Salvador, o grupo sofreu espancamento e privação de sono, de acordo com o depoimento de Tabacof à Comissão.
“Me obrigaram a tirar a roupa e a ficar nu durante vários dias e a única coisa que tinha nesse cubículo era um balde para as necessidades e esse balde não era retirado. Então tinha que dormir no chão e, de vez em quando, chegava um soldado e jogava água”, relatou.
Ao longo do tempo em que esteve preso, as torturas foram se tornando mais severas. “Como eu não estava contando nada que eles queriam, nem queria assinar [a confissão], eles foram piorando as coisas. Eu fiquei alguns dias de pé com um soldado, de baioneta calada, ao meu lado e não deixavam que eu me sentasse”, afirmou Tabacof.
Levado para Sergipe, Tabacof ficou em total isolamento por 50 dias. “Estava tão abatido que havia perdido a noção de tempo e espaço”, contou. Após retornar à Bahia, ele e os demais presos assinaram um confissão de que o Partido Comunista estava infiltrado entre os militares.
“Eu e todos os 30 assinamos a confissão. Eles tinham concluído praticamente o objetivo deles. Na época não tinha nada no código penal militar que dizia que ser comunista no Exército era crime”, declarou à comissão.
O julgamento de Tabacof ocorreu em 1954. “Depois que eu fui solto, fiquei sabendo de coisas terríveis. Houve vários boatos, que eu havia sido hospitalizado, estava louco. Minha mãe sofreu muito”, lembrou-se.
A Comissão da Verdade foi instalada pela presidente Dilma Rousseff em maio de 2012 e tem por objetivo apurar as violações aos direitos humanos cometidos entre 1946 e 1988, período  que inclui a ditadura militar. Seus sete integrantes terão dois anos para apresentar um relatório com a narrativa e as conclusões sobre os crimes.G1

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee