Pages

sábado, 26 de janeiro de 2013

PROCURADOR ENTRA COM AÇÃO CONTRA RENAN CALHEIROS

Por .   Postado  sábado, janeiro 26, 2013   Sem Comentários

                                          Renan Calheiros renunciou à presidência do Senado em 2007, após sofrer denúncias de corrupção Foto: Ailton de Freitas / O Globo / Arquivo: 11-03-2010


O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, apresentou na última sexta-feira denúncia contra o senador Renan Calheiros (PMDB-AL), que desde 2007 aparece como investigado em inquérito aberto no Supremo Tribunal Federal (STF).


Oficialmente Gurgel não comenta o teor do inquérito, por estar sob segredo de justiça, mas pessoas próximas a ele dizem que a denúncia trata das notas ficais frias que ele supostamente apresentou em 2007 para justificar seu patrimônio.

Se o Supremo aceitar a denúncia, o inquérito será transformado em ação penal e Renan - que é o candidato favorito na eleição de fevereiro para a presidência do Senado - se tornará réu.
Em 2007, Renan era presidente do Senado e foi acusado de ter a pensão de sua filha paga por Cláudio Gontijo, um lobista da empreiteira Mendes Júnior.

 Na época, Renan negou as acusações e apresentou notas referentes à venda de bois para comprovar que tinha renda para as despesas. A Polícia Federal (PF), porém, encontrou indícios de que as notas eram falsas.
Na época, o escândalo derrubou Renan da presidência do Senado, mas ele teve o mandato de senador preservado pelo plenário da Casa.

Apesar de o inquérito ter sido aberto em agosto de 2007, a investigação estava parada. Ao longo da última semana, Gurgel alegou que a demora para tomar uma decisão se devia ao tamanho dos autos, com 43 volumes, e porque, no ano passado, ele esteve muito dedicado ao processo do mensalão.

O GLOBO entrou em contato com a assessoria de Renan Calheiros para comentar a denúncia, mas ainda não obteve retorno.



Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee