Pages

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

PREFEITO QUER CONTRATAR MÉDICOS ESTRANGEIROS

Por .   Postado  sexta-feira, janeiro 25, 2013   Sem Comentários

                                             


O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, afirmou, em encontro com a presidente Dilma Rousseff, defender a proposta do governo federal de contratar médicos estrangeiros para atuar em hospitais da rede pública da Capital. 

A iniciativa seria uma forma de atender às reclamações de gestores municipais de todo o País sobre a falta de profissionais interessados em trabalhar nas periferias das grandes cidades.


Para o presidente do Sindicato dos Médicos do Ceará, o Estado possui médicos suficientes para atender a população de Fortaleza 

Segundo a assessoria da Prefeitura, Roberto Cláudio também é favorável à "importação" de médicos de Portugal e da Espanha para que atuem temporariamente nas regiões de baixa cobertura do Programa Saúde da Família. O posicionamento do gestor, no entanto, é motivo de debate entre representantes da categoria.

Para José Maria Pontes, presidente do Sindicato de Médicos do Ceará (Simec), o Ceará possui profissionais suficientes para atender à demanda dos hospitais da periferia. Em todo o Estado, de acordo com dados do Conselho Regional de Medicina do Ceará (Cremec), existem 10.181 médicos atuando, sendo 7.729 somente na Capital.

Entretanto, Pontes destaca que a baixa remuneração e as más condições de trabalho estão afastando os profissionais da rede pública de saúde. Segundo ele, nenhuma das prefeituras municipais cearenses paga o valor do piso salarial determinado pela Federação Nacional de Médicos (Fenam), R$ 9.813,00.

"Está cheio de médicos querendo trabalhar, mas as prefeituras não têm responsabilidade sobre eles. Eu tenho 28 anos de carreira e ganho um salário miserável que nem é dos piores aqui no Ceará", critica o presidente do Simec.

Pontes afirma que a situação no Interior do Estado é ainda pior. Conforme ele, o sindicato tem recebido denúncias de cidades onde os salários estão atrasados há meses. "Tem locais onde estão pagando R$ 1.500,00 aos médicos, não oferecem carteira assinada e ainda demitem na hora que querem", alega Pontes.

O presidente do Simec afirma que não é contra a proposta do governo federal de trazer médicos de outros países, mas destaca que o nível de qualidade destes profissionais é uma grande preocupação da categoria. Pontes ressalta, ainda, que irá solicitar uma audiência com o prefeito para discutir a situação.

Regulamentação

Segundo o diretor do Cremec, Ivan Moura, caso a proposta do governo venha a se concretizar, os médicos estrangeiros terão de passar por todo um processo de regulamentação antes de exercer a profissão no Estado.

"Não é algo muito simples. Eles vão precisar estar inscritos no Conselho e o diploma deles terá de ser revalidado. Vai ser analisado se há correspondência com o curso médico daqui ou se precisa haver alguma complementação de estudo ou de prova", explica Moura.dn

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee