Pages

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

TCU HOMENAGEIA D.YOLANDA QUEIROZ E UBIRATAN AGUIAR

Por .   Postado  quinta-feira, novembro 15, 2012   Sem Comentários


O Ceará foi duplamente homenageado ontem em Brasília, durante a cerimônia de entrega do Grande-Colar do Mérito de 2012. Esta é a mais alta condecoração concedida pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e nesta edição agraciou a presidente do Grupo Edson Queiroz, dona Yolanda Queiroz e o ex-ministro do próprio TCU, Ubiratan Diniz de Aguiar, ambos cearenses.

Também foram homenageados o presidente do Supremo Tribunal Federal, Carlos Ayres Britto; o escritor baiano Jorge Amado (in memoriam); o médico urologista José Carlos de Almeida e o escritor Ariano Suassuna.

A solenidade de condecoração ocorre anualmente com o intuito de homenagear personalidades que tenham prestado contribuição relevante para o País ou para o controle externo. Os condecorados são escolhidos com base em seus méritos excepcionais pelo Conselho do Grande-Colar, formado pelo presidente do TCU, ministro Benjamin Zymler, pelo vice-presidente, ministro Augusto Nardes, e pelos demais ministros titulares.

Indicação

Tanto dona Yolanda Queiroz como o ex-ministro Ubiratan Aguiar tiveram seus nomes indicados para a comenda pelo ex-presidente do TCU, ministro Valmir Campelo. Segundo Campelo, "é uma honra muito grande participar da homenagem a estes dois cearenses. Ubiratan Aguiar por sua atuação técnica e política e D. Yolanda representa um marco na área empresarial e social do Ceará e do País".

Segundo o ministro Augusto Nardes, os agraciados deste ano se distinguiram por ter deixado na sociedade brasileira uma marca pelos seus méritos.

De acordo com o ministro Aroldo Cedraz, do TCU, que falou em nome do Tribunal sobre os méritos de cada condecorado, a atuação de dona Yolanda à frente do Grupo Edson Queiroz, desde sua fundação em 1951, tanto ao lado de seu falecido marido, Edson Queiroz, como após a morte dele, é um exemplo para todo o País. O ministro ressaltou que o Grupo é responsável pela geração de 14 mil empregos e uma vasta obra social.

"Dona Yolanda participou de todas as fases para consolidação do Grupo. Assumiu o Grupo com rigor e a mesma proposta de crescimento após a morte de seu marido e apesar da perda não se deixou abalar e sob sua direção o Grupo ampliou suas fronteiras", afirmou Cedraz.

Ao citar textualmente o industrial Edson Queiroz, o ministro ressaltou o trabalho social da família Queiroz e, principalmente, sua preocupação com a área educacional. "Educação é gênero de primeira necessidade e investimento prioritário", afirmou Cedraz utilizando uma frase reconhecida do fundador do Grupo, que atua em áreas como educação, comunicação, eletrodomésticos, tintas, agroindústria, distribuição de GLP, água mineral e bebidas prontas.

"É bom saber que, no desenvolvimento da nossa missão institucional, temos no Brasil bons exemplos a seguir. Sim, honramos hoje quem nos mostra que uma vida repleta de bons propósitos dará bons frutos e vale a pena ser vivida, compartilhada e lembrada", disse Cedraz.

O ministro Benjamin Zymler, observou que o Grande-Colar do Mérito foi criado em 2003 para marcar a passagem do aniversário da instituição e parabenizou os homenageados. "Faço minhas as palavras do ministro Aroldo Cedraz, que discorreu com propriedade sobre o perfil de cada um dos agraciados, cidadãos de escol, cujas trajetórias de vida contribuíram para o desenvolvimento pátrio nas respectivas áreas de atuação e a todos nos inspiram", destacou.

Em relação ao ministro Ubiratan Aguiar, o porta-voz do TCU na cerimônia afirmou que a trajetória de vida do ex-integrante da Casa demonstra "sua fibra, resistência às adversidades e sensibilidade de poeta e escritor". Aroldo Cedraz ressaltou a paixão de Ubiratan pela educação, sua veia poética e o inestimável trabalho dentro do Congresso Nacional, sendo destaque na Constituinte de 1988.

Para o deputado Danilo Forte (PMDB-CE), a homenagem prestada ontem pelo TCU "é mais um reconhecimento a este Grupo de raízes cearenses que se dissemina pelo Brasil gerando riquezas, distribuição de renda e contribuindo para a educação e a cultura nacional".

A homenagem de ontem foi uma das últimas solenidades do ministro Carlos Ayres Britto ainda como presidente do Supremo Tribunal Federal. O ministro, que é sergipano e também membro da Academia Sergipana de Letras, falou em nome de todos os homenageados, agradecendo a honra de receber uma comenda que é, como o próprio TCU frisa, "conferida com muita parcimônia".

Em seu discurso, Ayres Britto também ressaltou o papel de destaque de dona Yolanda Queiroz para o desenvolvimento industrial, econômico, empresarial e, principalmente, cultural e educacional, não só do Ceará, mas de todo o Nordeste.

Para o ministro Ayres Britto, o Grupo Edson Queiroz teve um papel pioneiro ao investir em vários setores. Ele destacou ainda a importância da condecoração do TCU e as qualidades dos homenageados. "São pessoas criativas que sabem sair do lugar comum", ressaltou ontem durante a cerimônia.

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee