Pages

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

ESTAR PERTO A QUEDA DE HUGO CHAVES

Por .   Postado  segunda-feira, outubro 01, 2012   Sem Comentários



Primeiro adversário com chances reais de derrotar o coronel Hugo Chávez na disputa pela Presidência da Venezuela, o candidato da coalizão opositora, Henrique Capriles, atraiu uma multidão calculada em mais de 100.000 pessoas no comício de encerramento da sua campanha, neste domingo, na capital Caracas. A uma semana das eleições, programadas para o próximo domingo, Capriles pediu aos venezuelanos para apostar na mudança e, após 14 anos, tirar o chavismo do poder. 

"Hoje Caracas está vestida de futuro, de progresso", disse Capriles ao iniciar seu discurso no palanque instalado no final da avenida Bolívar, a poucas quadras do palácio presidencial de Miraflores. "Acredito que esta é sem dúvida a maior concentração de pessoas que já se reuniu na história de Caracas, quero agradecer a vocês", completou. 
Portando bandeiras com as cores da Venezuela – azual, amarelo e vermelho –, a multidão gritava "Se vê, se sente, Capriles presidente!". "Olha essa onda de gente, agora sim Chávez se ferrou", comentou um eleitor do ex-governador do populoso estado de Miranda, no norte do país. "Por que (Chávez) vai ser presidente a vida toda? Não seja egoísta", brincou. Antonio Barrios, um maceneiro de 54 anos, disse pensar da mesma forma: "Já são 14 anos e não podemos ficar com o mesmo presidente, tem que vir outra pessoa".  
Pesquisas – O sentimento de Barrios, de que chegou a hora do presidente-coronel deixar o poder, nunca esteve tão presente na Venezuela. Todas as pesquisas eleitorais revelam uma tendência clara: Capriles, de 40 anos, avançou sobre a vantagem inicial atribuída a Chávez e, em ao menos uma enquete, já aparece à frente do caudilho.

Segundo o instituto Datanálisis, Chávez aparece com 49,4% das intenções de voto, contra 39% de Capriles – mas o candidato da oposição reduziu a vantagem de 20,4 para 10,4 pontos porcentuais entre maio e setembro. Outra pesquisa, do instituto Varianzas, mostra uma diferença ainda menor: 49,7% para Chávez e 47,7% para Capriles. Já uma enquete do Consultores 21 mostra o candidato da oposição à frente, com 47,7% dos votos, enquanto Chávez teria 45,9%. 

A grande aposta de Capriles está no número de indecidos, que um dos levantamentos apontou em 11,6%. No comício deste domingo, o candidato da oposição pediu a eles para fazerem um balanço da gestão de Chávez, que busca ser reeleito para o terceiro mandato, e lembrou que o governo não conseguiu resolver o flagelo da violência que afeta os venezuelanos diariamente.
"Eu digo ao povo da Venezuela, julguem quem está no processo de mudança e quem está doente de poder, está em Miraflores e desiludiu o povo venezuelano", disse. Capriles ainda leu uma lista do que considera como promessas não cumpridas e de projetos no exterior financiados com o dinheiro dado por Chávez a outros governos. Um das críticas do candidato foi ao patrocínio de Chávez ao desfile da escola de samba Vila Isabel no carnaval de 2006.
A PDVSA, estatal petrolífera, pagou um milhão de reais à escola, que levou à avenida um escultura gigante de Simón Bolívar, herói da independência venezuelana cuja imagem é explorada por Chávez. "Aos que hoje ainda acreditam neste projeto de governo, mas sabem que as coisas não vão bem, eu lhes peço, a uma semana do dia mais importante em nosso país, que cada um faça seu balanço", insistiu Capriles. VEJA

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee