Pages

sábado, 11 de agosto de 2012

INTERNET NAS ELEIÇÕES

Por .   Postado  sábado, agosto 11, 2012   Sem Comentários


A cada período eleitoral, reitera-se o papel da comunicação de massa enquanto principal arena da visibilidade política contemporânea. Os candidatos se esforçam para ocupar todos os espaços disponíveis: investem no horário gratuito de propaganda, participam de debates televisivos e concedem inúmeras entrevistas. Quando a exposição desejada não lhes é oferecida de maneira dócil, resta apelar para carros de som, muros ou até pedras na beira da estrada.

As eleições mais recentes têm mostrado que a internet também desperta a atenção dos coordenadores de campanha. Mesmo em municípios onde a conexão é de má qualidade e o preço cobrado pelo acesso é extorsivo, perfis em redes sociais são criados e atualizados continuamente; vídeos, piadas e ataques aos adversários ganham repercussão.
A questão fundamental, entretanto, é refletir sobre como a internet pode contribuir não somente para dar visibilidade às propostas dos candidatos, mas, sobretudo, para reforçar os princípios do jogo democrático.
Nesse sentido, deve-se compreender, em um primeiro momento, que a internet propriamente dita não transforma coisa alguma. Os usuários da rede é que conferem a ela formas de uso diversas. Tal entendimento traz, de imediato, duas vantagens: torna evidente o fato de que boa parte dos problemas de nossa democracia é de ordem cultural, e não tecnológica (o que pressupõe a necessidade de uma mudança de comportamento por parte de agentes e instituições); e mostra o quão importante é exigir o compromisso efetivo dos representantes públicos em empregar as redes de comunicação digital com o intuito de aperfeiçoar a participação e a transparência.
Em outras palavras, a agenda dos candidatos precisa estar sintonizada com a realização de obras de infraestrutura, com a melhoria na prestação de serviços e, claro, com o fortalecimento de nosso caráter republicano.
Os instrumentos de comunicação digital têm condições de contribuir com todas essas tarefas, desde que os eleitos tenham em mente que a representação legítima vai além da mera visibilidade.OPOVO

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee