Pages

quarta-feira, 13 de junho de 2012

DISCUTINDO O MEIO AMBIENTE

Por .   Postado  quarta-feira, junho 13, 2012   Sem Comentários


Rio+20 discute futuro
Conferência da ONU que começa oficialmente nesta quarta-feira e vai até o próximo dia 22; Rio+20 tenta não repetir o passado


Vinte anos depois da Eco 92, o Rio volta a ser o centro das atenções para quem se preocupa com as próximas gerações. Até o dia 22, quando se encerra a Conferência das Nações Unidas Sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, representantes de governos, da sociedade civil e do setor privado de cerca de 180 países têm a responsabilidade de definir um novo modelo de vida, que não distingue o progresso e a própria preservação.

A meta não é nova. Foi desenhada lá em 1992, durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento Humano realizada no Rio, quando vários países se comprometeram a reverter um processo de degradação ambiental e assegurar um modelo de desenvolvimento sustentável.

Foram assinadas convenções importantes, mas pouco foi feito em escala global de fato. Agora, cresce a necessidade de acordos. Entendimentos se fazem necessários entre  pobres e ricos, desenvolvidos e emergentes. Por isso, os diplomatas terão trabalho. O documento final das discussões da Rio+20 enfrenta conflitos entre países e apresenta 75% dos seus parágrafos em aberto. 

O êxito da Rio+20 esbarra em interesses de curto prazo, como a crise econômica da Europa e a campanha eleitoral americana. O presidente dos EUA, Barack Obama, a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, e o primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, não virão. Priorizam as discussões do G20, encontro dos líderes das 20 principais economias do mundo no México, na semana que vem. “Agora é o momento de chegar a um comprometimento realmente sério”, resumiu de Nova York o  secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon.

Mesmo assim, nomes como François Hollande (França), Vladimir Putin (Rússia) e Mahmoud Ahmadinejad (Irã) estarão no Rio, envolvidos nas discussões políticas e econômicas programadas para o Riocentro. Por sinal, o local de 100 mil m2 vai funcionar de tal  forma a atender a uma cidade de 120 mil habitantes. 

Para o Rio, que deve receber 50 mil estrangeiros, a conferência é o primeiro dos grandes eventos que sedia nos próximos anos. Para o visitante, há uma gama enorme de palestras e debates que já acontecem em vários em eventos paralelos em seis bairros.BAND 



Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee