Pages

domingo, 30 de maio de 2021

RERIUTABA; DECRETO DETERMINA MEDIDAS MAIS RIGÍDAS EM COMBATE A COVID-19

Por ipuemfoco   Postado  domingo, maio 30, 2021   Sem Comentários



A prefeitura do município de Reriutaba, a 285 quilômetros de Fortaleza, decretou, a partir desse sábado, 29 de maio até 12 de junho, medidas de isolamento social mais rígidas para conter o avanço da Covid-19 na cidade. 


Restrição no horário de funcionamento do comércio, restaurantes, bancos e proibição dos espaços públicos e feiras estão entre as medidas adotadas no novo decreto municipal, publicado na última quinta-feira, 27.

O prefeito do município, Pedro Humberto Coelho (PSB-CE) comentou as novas medidas nas redes sociais: “São medidas que não são da nossa vontade, mas que são necessárias para combater a proliferação da pandemia”.

O documento limita o horário de funcionamento das atividades econômicas, como comércio, salões de beleza, barbearias, padarias, lanchonetes e restaurantes, com proibição da venda de bebidas alcoólicas. Além disso, o decreto proíbe a abertura de bares, autorizando apenas a função de delivery. Academia e igrejas também terão o horário e capacidade de ocupação dos locais reduzidos.

A prefeitura orienta que os templos religiosos realizem os atos de forma virtual. Também estão suspensas festas ou eventos de qualquer natureza que promovam aglomerações de pessoas, tanto em ambientes fechados ou abertos.

Em relação ao funcionamento de órgãos e entidades municipais, o documento informa que os locais funcionarão presencialmente ao atendimento ao público de 8h às 12h. Estabelecendo trabalho interno de forma remota a partir das 13h às 17h, cabendo ainda ao gestor determinar as normas necessárias para continuidade do serviço e que não traga prejuízo à população. 

O documento ainda ressalta a continuidade das medidas de distanciamento social em todas as categorias, como também uso e disponibilização de álcool em gel nos estabelecimentos, assim como a limitação de pessoas nos locais para evitar a aglomeração.

As novas medidas foram estabelecidas após o aumento de casos da cidade nas últimas semanas, em que o aumento de internações por Covid-19 observadas pela Secretaria da Saúde do município. 

O município registrou aumento significativo de casos e internações levando pressão à capacidade de atendimento das unidades de saúde públicas, no qual a taxa de ocupação está próxima do limite. As medidas buscam, principalmente, evitar um colapso no sistema de saúde da cidade.

Ao todo, Rerituba tem 2.083 casos confirmados da Covid-19 e 28 óbitos ao total, desde o início da pandemia. As informações são da plataforma IntegraSUS, da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), deste domingo, 30. O Ceará passou dos 796 mil casos acumulados de Covid-19 desde o início da pandemia, com mais de 6,4 mil novos diagnósticos entre a última sexta, 28, e esse sábado, 29.

As decisões foram tomadas após reunião do Comitê de Enfrentamento da Covid-19 no município, com a presença de técnicos de saúde, da secretária de saúde, Carine Martins e do prefeito Pedro Humberto . Segundo o gestor do município, Pedro Humberto, a cidade passa por um estado de alerta. 

“Durante toda a semana, estivemos reunidos. Sei o quanto é difícil. Porém temos que tomar medidas que não são da nossa vontade, mas que são necessárias para combater a proliferação da pandemia. Durante os próximos 15 dias estaremos com esse decreto de limitação de algumas atividades”, informou em publicação nas redes sociais.

Confira as medidas:

- Comércio: Funcionamento de 6h às 16 horas de segunda a sexta; aos fins de semana até às 14 horas;

- Padarias, restaurantes, lanchonetes: funcionamento de 6h às 16 horas; aos finais de semana até às 14 horas; após esse horários funcionamento apenas para delivery com proibição de venda de bebidas alcoólicas;

- Bares: proibidos de abrir durante o período, com funcionamento apenas para delivery;

- Bancos e lotéricas: funcionamento até às 16 horas;

- Academias e clínicas: funcionamento com 30% da capacidade, com horário até às 14 horas de segunda a sexta;

- Igrejas: funcionamento com 30% da capacidade, com horário até às 18 horas; orienta-se para realização de atos religiosos de forma virtual;

- Feiras, Eventos e Festas: estão proibidas de serem realizadas durante o período;

- Salões e barbearias: funcionamento com 50% da capacidade, com horário de 6h às 16h de segunda a sexta; aos finais de semana até às 14 horas

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee